Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos fatos mais importantes do Paraná encenado pela Cia Mascaras de Teatro
 
Alisson Diniz/Asimp
 
A Cia Máscaras de Teatro vem a Londrina e apresenta a peça “A Guerra dos Fanáticos – O Contestado”, dia 11 (sexta-feira), às 20 horas no Teatro Zaqueu de Melo (Av. Rio de Janeiro, 413).
 
A companhia de teatro que é uma das mais tradicionais do Brasil está em turnê por diversas cidades do Paraná e leva ao público uma peça histórica, de um dos fatos mais marcantes do Estado do Paraná.
 
Com texto e direção de João Luiz Fiani, “A Guerra dos Fanáticos – O Contestado” - narra a história de uma das guerras mais violentas que se tem registro na América Latina e que levou à morte mais de vinte mil pessoas.
 
Segundo Fiani, esse fato da história paranaense vem sendo esquecido e a peça tem a função de resgatar a memória deste episódio. “Em 2012 a Guerra do Contestado completou cem anos, e está se tornando um capítulo injustamente esquecido de nossa história. Vejo nessa montagem o teatro assumindo o seu papel social de mobilizador da cultura e da memória do povo”, comenta Fiani.
 
O conflito ocorreu na região sul do Brasil, entre os anos de 1912 e 1916, envolvendo cerca de vinte mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual, numa área de disputa territorial entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Incentivados por um líder religioso, o Monge José Maria, os revoltosos ficaram conhecidos como "fanáticos".
 
Os camponeses iniciaram um movimento de resistência, inicialmente contra as desapropriações das áreas pelo governo tendo como beneficiária a empresa responsável pela construção da estrada de ferro São Paulo – Rio Grande. Posteriormente o conflito levou os caboclos a lutarem contra as forças militares e governamentais, tendo como objetivo o retorno da monarquia e a independência da região.
 
A peça é encenada com músicas cantadas pelo elenco, composto por mais de 20 atores. As músicas foram compostas por Mel Maia, que também assina a direção musical do espetáculo. No elenco estão alguns veteranos dos palcos paranaenses como: Rogério Bozza, Alisson Diniz, Marino Jr, Luis Henrique Fernandes e Lucy Merlin. O projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do programa conta-cultura.
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.