Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Rainha do pagode recebeu o convite de Marrom e Chiquinho da Mangueira para apadrinhar o programa, eleito pela UNESCO como o maior programa social do mundo

“Só existe uma coisa melhor do que o sorriso de uma criança: é vê-la bem encaminhada, e com a madrinha Karinah esse sorriso será ainda maior”. Com essa frase dita por Tia Alice, uma das fundadoras do programa, é que Chiquinho da Mangueira - Fundador e Superintendente do programa - deu as boas-vindas à Karinah, nova madrinha do Programa Social da Mangueira, na quarta-feira (08) na Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro. Na cerimônia de posse, estavam ainda presentes: o cantor Dudu Nobre, o presidente da escola de samba ‘Estação Primeira de Mangueira’ Elias Riche, a rainha de bateria da Mangueira Evelyn Santos, o Mestre-Sala Matheus e a Porta-Bandeira Squel. 

Emocionada, Karinah agradece “Esse projeto faz a diferença na vida das pessoas e é isso que me move, é por isso que estou aqui. Obrigada Chiquinho da Mangueira e Alcione, por me escolheram para fazer parte desse projeto que é tão importante na vida das pessoas” e ainda confessa “Não vejo a hora de arregaçar as mangas e começar logo os trabalhos. A luta continua. Seguimos juntos”. A cantora Alcione é amiga de Karinah e uma das fundadoras do projeto.

Karinah conta também como foi convidada “Recebi o convite do Chiquinho da Mangueira e imediatamente pedi para conhecer o Programa Social. Quando eu cheguei no complexo, fui recebida pessoalmente por ele e conheci todos os espaços, as quadras, os projetos voltados para os esportes - que é muito forte -, o posto de saúde, os cursos profissionalizantes, educação financeira, jovens aprendiz… É um projeto especial e grandioso, e aceitei prontamente o convite para ser madrinha porque no Programa tudo é levado muito a sério e deveria ser aplicado no Brasil todo” 

O Programa Social da Mangueira foi eleito pela UNESCO como o MAIOR PROGRAMA SOCIAL DO MUNDO. O projeto já criou vários craques como os jogadores de futebol Philippe Coutinho da seleção brasileira e Kayky do Fluminense. Alguns atletas olímpicos também saíram das bases do programa como Gabriel Constantino, que competiu em Tokyo 2020 na prova de 110mts rasos com barreiras. A sede do Programa Social da Mangueira já recebeu visitas ilustres como de Pelé e, também, internacionais como o ex-presidente norte americano Bill Clinton, e o atleta Usain Bolt, que correu na pista de atletismo da sede. 

Programa Social da Mangueira 

Foi embaixo do Viaduto Cartola, na Mangueira, que nasceu, há 25 anos, o sonho que seria responsável pela transformação na vida de milhares de pessoas. Fruto da ousadia de um jovem idealista e dos dirigentes da Verde e Rosa, o mundo ganhou o Programa Social da Mangueira, reconhecido modelo de combate à pobreza, à desigualdade social e à exclusão nos países em desenvolvimento.

A convite do então Presidente da Estação Primeira de Mangueira, Carlos Dória, o Professor de Educação Física, Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, sem infraestrutura e equipamentos, abraçou seu ideal em “transformar vidas oferecendo cidadania”, conquistando a admiração de voluntários imprescindíveis para a execução desse projeto. Segundo Chiquinho, a ajuda de Tia Alice, Agrinaldo, Dona Zica, Dona Neuma, dos ex-presidentes da agremiação Álvaro Luiz Caetano e Elmo José dos Santos, da cantora Alcione, entre outros, foi fundamental para a implantação e crescimento do projeto que trouxe vida e esperança para milhares de pessoas.

Nascido inicialmente como um programa esportivo, com a criação da Vila Olímpica da Mangueira, o Programa Social seguiu seu objetivo através do desenvolvimento de atividades esportivas organizadas, educando e formando cidadãos com autonomia, tendo na manifestação do esporte educacional sua sustentação, com a participação de crianças, adolescentes e da melhora na qualidade de vida para a terceira idade.

Além do Centro de Referência Esportiva, que possui equipes de atletismo, basquete, futebol, ginástica rítmica, natação, boxe e levantamento de peso, e realiza trabalhos específicos com a terceira idade e com pessoas portadoras de deficiência, o Programa Social da Mangueira atua em diversas áreas, como:

Cultura - com a Mangueira do Amanhã e o Projeto Dançando Para Não Dançar;

Educação – com a Escola Tia Neuma, o Santa Mônica Centro Educacional, o Ciep Nação Mangueirense Governador Leonel de Moura Brizola e com a UniverCidade;

Ensino Profissionalizante – através do Camp Mangueira e do Centro Profissionalizante BM&F Bovespa Mangueira;

Cidadania – com os projetos Vidro é Cidadania e Casa-Lar;

Saúde – no Centro Municipal de Saúde Tia Alice, da Clínica da Família Dona Zica e com atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e clínica geral.

O Programa Social da Mangueira tornou-se referência no Brasil e no mundo. Considerado o MAIOR PROGRAMA SOCIAL DO MUNDO, pela UNESCO, foi reverenciado e premiado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e pelo ex-ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Com o crescimento do Programa Social, nasceu o Instituto Mangueira do Futuro, que hoje agrega todos os valores do passado e projeta, no próprio nome, dias melhores em busca de cidadania e um futuro com dignidade a todos que são beneficiados pelo projeto.

Saiba mais em: https://www.instagram.com/programasocialmangueira/ 

Clique nas fotos para ampliar

Karinah com Chiquinho da Mangueira e a Rainha de Bateria Evelyn Santos_FtGutoCosta
Karinah com o Mestre Matheus e a Porta Bandeira Squel_FtGutoCosta
Karinah e Dudu Nobre_FtGutoCosta
Karinah e Elias Riche (Presidente da Escola de Samba Mangueira)_FtGutoCosta

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.