Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Criador do site amputados vencedores, Flávio Peralta receberá o Diploma de Reconhecimento Público do Legislativo

Durante a sessão ordinária de quinta-feira (5/9), a Câmara de Vereadores de Londrina homenageou um vencedor. O ex-eletricista Flávio Lúcio Peralta, que teve os membros superiores amputados em razão de um acidente de trabalho, recebeu o Diploma de Reconhecimento Público por iniciativa do vereador Tio Douglas (PTB), honraria aprovada em março deste ano e subscrita para mais treze parlamentares.

“É um vencedor na vida. Um daqueles tipos especiais que nos servem de exemplo e motivação para enfrentar nossos próprios problemas e desafios”, escreveu o velejador Lars Grael, na apresentação do livro Amputados Vencedores de autoria de Flávio Peralta.O ex-eletricista mantém um site com o mesmo nome e junto com a esposa, Jane Peralta, ministra palestras de motivação, autoestima e segurança no trabalho.

“É uma honra poder fazer parte deste livro de Flávio Peralta e de alguma forma contribuir para que amputados vencedores – como eu e ele – possam contar um pouco de sua história e mostrar ao mundo que, ao contrário do que o senso comum imagina, ter uma suposta deficiência não significa ser menos eficiente, produtivo, próspero e feliz”, finalizou Grael na abertura da publicação.

Acidente de trabalho

Flávio Peralta trabalhava como eletricista em Londrina quando, em agosto de 1997, sofreu um acidente durante a troca de um transformador num poste de alta tensão (13.800 volts). No hospital, a família decidiu pela amputação dos braços, para salvar a vida do eletricista. Após a amputação, Peralta passou por mais de 11 cirurgias para implantação de prótese e enxerto.

Casado desde 2001 com a assistente social, Jane Cristina, que também sofreu amputação em uma das pernas após um acidente de moto em 1981, Flávio Peralta criou o site www.amputadosvencedores.com.br. Por meio da página na rede mundial de computadores, Peralta ajuda pessoas com deficiências a reconstruírem suas vidas e oferece dicas às pessoas que não possuem recursos financeiros para aquisição de próteses, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O site de Peralta também divulga informações sobre a legislação que trata dos direitos das pessoas com deficiência a como exigir o atendimento dos benefícios previstos em lei; apresenta depoimentos de pessoas que venceram as barreiras provocadas por diferentes tipos de deficiências e informa sobre tratamentos de saúde, lançamento de produtos, dicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas além de descobertas científicas. Além disso, Peralta e a esposa Jane percorrem o Brasil realizando palestras em eventos de prevenção de acidentes, promovidos por empresas e instituições.

O proponente da homenagem, Tio Douglas, lembra que o exemplo de superação de Flávio Lúcio Peralta é um importante incentivo para que as pessoas com deficiência acreditem que a vida continua, apesar das dificuldades. “Acompanho há mais de dez anos a história, as dificuldades e as conquistas de Flávio Peralta. É um verdadeiro exemplo de superação, amor e incentivo à vida. Pelo que faz por ele e principalmente para os outros, merece no nosso reconhecimento”, disse Tio Douglas.

 

Fotos: Devanir  Parra/CML

 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios