Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O casal Vera Lúcia Rodrigues Gaia e Dmytro da Silva Paludzyszyn, que moram em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, decidiu se casar e, desde 2018, quando noivaram, preparava-se para o grande dia. Entretanto, diversas adversidades foram aparecendo pelo caminho, inclusive a pandemia do coronavírus. Até que, em 2020, recomendaram aos dois realizar o curso de noivos do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, que inovou a lançou a modalidade online, alcançando noivos do Brasil e do mundo. Feita a preparação, Vera e Dmytro se casaram no último dia 6 de fevereiro, em Ibiporã.

 “Com o surgimento da pandemia e nós com o desejo de não adiar o casamento, começamos a buscar cursos em outras paróquias já que o curso de noivos da nossa paróquia em Pinhais foi cancelado. Fomos indicados a procurar o Santuário, onde fomos muito bem recebidos e acolhidos”, ressalta Vera. De acordo com ela, a preparação foi inovadora. “Eles lançaram um curso de noivos online e percebemos que a mão de Deus nos guiava. Tivemos interações, rimos, choramos emocionados, tivemos medo. Mas, o curso deixou bem claro para nós que o nosso desejo também vinha de Deus.”

O curso, realizado entre agosto e setembro de 2020, atingiu 220 participantes de diferentes cidades, entre elas Londrina, Cambé, Iibporã, Maringá, Itajaí e Florianópolis (SC), Suzano (SP) e Guaíba (RS), além de Faro (Portugal). “É o que a gente chama, verdadeiramente, de evangelizar ultrapassando fronteiras, ampliando os horizontes. Nós ficamos muito felizes de poder proporcionar a muitos casais a oportunidade de seguir as etapas do sonho num momento de tantas incertezas e dificuldades”, afirma Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar do santuário, ao lado do marido, Luiz Carlos de Almeida.

Obstáculos

Vera a Dmytro noivaram em 2018, com uma bênção realizada pelo irmão dela, o diácono José Olimpo, que acabou falecendo meses depois. Em 2020, depois de passado parte do luto familiar, o casal resolveu se casar. “Mas, nos deparamos com a pandemia e as restrições todas”, diz a noiva. Até que descobriram o curso de noivos online do santuário. Daí então o matrimônio foi marcado para o dia 6 de fevereiro de 2021, na Capela Crucifixa di Rosa, em Ibiporã, onde parte da família mora. “O dia do casamento foi muito abençoado. Cada detalhe, cada olhar, cada palavra tornou o momento único e especial. Nós nos emocionamos por compreender que Deus é maior e nos conduziu até aquele lugar, horário e momento. Sabemos que firmamos um compromisso e não será fácil cumprir. Porém, essa é nossa missão e temos fé em Deus que ele continuará nos dando força e nos guiando.”

Fábio Luporini/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.