Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jorge Chiromatzo, farmacêutico e vereador por três mandatos será homenageado pela Câmara de Vereadores; iniciativa é do vereador Tio Douglas

Um dos pioneiros na área farmacêutica na cidade e vereador por três mandatos no Legislativo Londrinense, Jorge Chiromatzo, mais conhecido como “Jorginho da Farmácia”, 77 anos, vai receber o título de Cidadão Honorário de Londrina durante sessão solene mas próxima sexta-feira (17/10), às 20h. A iniciativa para concessão da honraria é do vereador Tio Douglas (PTB), foi subscrita por mais 15 vereadores e vereadoras e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 11.962, de 26 de novembro de 2013.

Jorge Chiromatzo nasceu em 28 de maio de 1937 em Minas Gerais, mas foi registrado na cidade de São Simão (SP). Chegou a Londrina em 1945, há 69 anos, com oito anos de idade e aos 12 anos começou a trabalhar como engraxate na Farmácia Londrina. Passou de aprendiz de farmacêutico a proprietário do estabelecimento em 1959.

Em pouco tempo,tornou-se um dos farmacêuticos mais populares da cidade, o “Jorginho da Farmácia” resolvia muitos problemas de saúde, sofrendo inclusive à época rejeição de alguns médicos, problema superado pelo seu carisma e vontade de ajudar as pessoas. Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez em 1977, reelegeu-se em 1989, e novamente em 1993. Em 2000 vendeu a farmácia com a intenção de descansar, depois de mais de quarenta anos servindo a comunidade.

Atuação social - Sempre teve forte atuação na área social da Igreja Católica, participando da venda de rifas, arrecadação de roupas, medicamentos e fraldas geriátricas destinadas às pessoas carentes. Em 2003 retornou às funções de farmacêutico para atender no salão da Paróquia Sagrados Corações, instalada na região Central da cidade e a partir de 2005 começou a atuar na farmácia do Centro Social daquela paróquia. Como líder comunitário e vereador lutou, ao lado de outros vereadores, pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil.

Para o vereador Tio Douglas, a homenagem a Jorge Chiromatzo significa reconhecer a sua importante atuação na área da saúde em Londrina, pois muitas pessoas que não tinham acesso ao atendimento na área médica formavam fila em frente a sua farmácia. “O Jorginho é um exemplo, deixa seus afazeres para servir ao próximo. É também uma referência na história política de Londrina, sendo vereador por três mandatos, dedicados à população mais carente. Me sinto honrado em ser o porta-voz dessa homenagem”, afirmou Tio Douglas (PTB).

A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina a Jorge Chiromatzo, o “Jorginho da Farmácia” será realizada na Sala de Sessões do Legislativo. A solenidade é aberta ao público e contará com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Asimp/CML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios