Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jorge Chiromatzo, farmacêutico e vereador por três mandatos será homenageado pela Câmara de Vereadores; iniciativa é do vereador Tio Douglas

Um dos pioneiros na área farmacêutica na cidade e vereador por três mandatos no Legislativo Londrinense, Jorge Chiromatzo, mais conhecido como “Jorginho da Farmácia”, 77 anos, vai receber o título de Cidadão Honorário de Londrina durante sessão solene mas próxima sexta-feira (17/10), às 20h. A iniciativa para concessão da honraria é do vereador Tio Douglas (PTB), foi subscrita por mais 15 vereadores e vereadoras e sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 11.962, de 26 de novembro de 2013.

Jorge Chiromatzo nasceu em 28 de maio de 1937 em Minas Gerais, mas foi registrado na cidade de São Simão (SP). Chegou a Londrina em 1945, há 69 anos, com oito anos de idade e aos 12 anos começou a trabalhar como engraxate na Farmácia Londrina. Passou de aprendiz de farmacêutico a proprietário do estabelecimento em 1959.

Em pouco tempo,tornou-se um dos farmacêuticos mais populares da cidade, o “Jorginho da Farmácia” resolvia muitos problemas de saúde, sofrendo inclusive à época rejeição de alguns médicos, problema superado pelo seu carisma e vontade de ajudar as pessoas. Foi eleito vereador em Londrina pela primeira vez em 1977, reelegeu-se em 1989, e novamente em 1993. Em 2000 vendeu a farmácia com a intenção de descansar, depois de mais de quarenta anos servindo a comunidade.

Atuação social - Sempre teve forte atuação na área social da Igreja Católica, participando da venda de rifas, arrecadação de roupas, medicamentos e fraldas geriátricas destinadas às pessoas carentes. Em 2003 retornou às funções de farmacêutico para atender no salão da Paróquia Sagrados Corações, instalada na região Central da cidade e a partir de 2005 começou a atuar na farmácia do Centro Social daquela paróquia. Como líder comunitário e vereador lutou, ao lado de outros vereadores, pela construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brasil.

Para o vereador Tio Douglas, a homenagem a Jorge Chiromatzo significa reconhecer a sua importante atuação na área da saúde em Londrina, pois muitas pessoas que não tinham acesso ao atendimento na área médica formavam fila em frente a sua farmácia. “O Jorginho é um exemplo, deixa seus afazeres para servir ao próximo. É também uma referência na história política de Londrina, sendo vereador por três mandatos, dedicados à população mais carente. Me sinto honrado em ser o porta-voz dessa homenagem”, afirmou Tio Douglas (PTB).

A sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de Londrina a Jorge Chiromatzo, o “Jorginho da Farmácia” será realizada na Sala de Sessões do Legislativo. A solenidade é aberta ao público e contará com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.