Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nascido em São Paulo, el escama compõe e toca desde jovem. Sempre imerso em pesquisas musicais, coleção de discos e tendo trabalhado por anos em um estúdio de gravação em Londrina, Paraná, sentiu o desejo de dar vida a um projeto autoral. Para isso, o artista retornou a São Paulo, onde começou a dar forma ao seu primeiro disco, com uma regra auto imposta: convidar apenas amigos para a ficha técnica. Dentre eles, Carlos Maltz, baterista do Engenheiros do Hawaii, contribuindo em Error e Amores Inúteis, e as Cluster Sisters, que foram destaque na primeira edição do reality show Superstar, na Rede Globo, colorindo os vocais de Vale Um Segredo. Ouça aqui.

Produzido por Julio Anizelli, no Plugue Estúdio, em Londrina, o álbum homônimo reúne 10 faixas, todas compostas por el escama, exceto Error, composta em conjunto com Ian, e Razão, que também ganhou composição conjunta ao lado de Paulo Argollo. O disco foi feito com cautela, no tempo do autor, "A ideia era gravar uma música por vez, então quando rolava um feriado prolongado, eu viajava pra lá (Londrina) e gravava uma música. Sempre uma por vez. Sem pressa. Pra aproveitar". O cantor soube curtir cada etapa do processo de construção da obra, "Antes de cada viagem, outro pequeno prazer: a elaboração da minha própria ficha técnica. Ou seja, pensar em como as músicas deveriam soar e convocar os músicos ideais para transformar isso em realidade."

Para el escama, o álbum é uma celebração à vida. O compositor escreve músicas desde criança e havia uma certa cobrança interna em registrá-las de uma forma mais caprichada. "O disco me soa como um alívio nesse sentido. Mesmo com os times diferentes tocando em cada música, percebo uma unidade ali. Talvez pelo fato do meu violão permear todos os momentos ou, simplesmente, por todas as músicas serem filhotes de um mesmo autor”, brinca. 

As canções são um punhado de observações sobre peculiaridades e manias humanas numa pegada folk-indie-pop-rock. Muitas faixas são sobre a passagem do tempo e o amadurecimento. Nem sempre com uma visão otimista, o sarcasmo é uma linguagem frequentemente utilizada, mas no fim há leveza mesmo nos temas mais pesados. Por fim, o álbum é uma espécie de manual de instruções da alma de el escama. 

Ouça el escama aqui

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.