Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, entregou, na terça-feira (10), o Título de Cidadão Honorário do Paraná do ex-governador (interino) do Paraná Octávio Cesário Pereira Junior "in memoriam".

A solenidade teve início às 18h, na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. A homenagem foi entregue para o filho do ex-governador, Octávio Cesário Pereira Neto, e para a neta, Rafaela Cesário Pereira Maluf. Várias autoridades estiveram presentes, entre elas o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero.

 “Apresentei este pedido de honraria por conta da representatividade do ex-governador e de sua contribuição pelo nosso Estado sempre em defesa do cidadão e das famílias paranaenses! Essa foi uma forma que encontramos para demonstrar publicamente nosso respeito e admiração por este nobre político que fez a diferença enquanto ocupou um cargo público”, disse o deputado estadual Cobra Repórter.

 “Estou tomado de emoção por esta homenagem e agradeço a todos envolvidos. Além de um pai admirável, Octávio Cesário Pereira Junior foi um político competente, dedicado, conciliador e gentil. Ele sempre enxergou a política como a razão para o bem comum. Sem dúvida, esta é uma merecida homenagem”, ressaltou Octávio Cesário Pereira Neto.

Biografia

Octávio Cesário Pereira Junior nasceu em Itajaí, Santa Catarina, no dia 7 de fevereiro de 1926. Concluiu seus estudos em Santa Catarina e se formou na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1952.

Logo após a formatura, fixou residência e escritório em Cambé e ali filiou-se à União Democrática Nacional (UDN). Em Londrina, foi promotor público interino e participou da administração em diversas entidades rurais, políticas e profissionais.

Em 1962, Octávio Cesário Pereira Junior elegeu-se deputado federal. Em 1963, foi secretário estadual do Trabalho e Assistência Social e, nesta mesma gestão, acumulou interinamente o cargo de secretário estadual de Saúde Pública.

Em 1967, foi eleito suplente do Senado Federal (sendo efetivado no cargo em 1974) e reeleito deputado federal em 1973. Em 1973, ocupou a secretaria estadual do Interior e Justiça do Paraná.

Entre 1975 e 1979, Octávio Cesário Pereira Junior foi vice-governador do Paraná, na administração de Jayme Canet Junior, ocupando interinamente o executivo em três momentos: agosto de 1977, de 2 de setembro a 20 de setembro de 1977 e entre 6 de dezembro a 21 de dezembro de 1978.

Entre 15 de março de 1979 e 12 de fevereiro de 1982, foi secretário estadual da Justiça e, em 1983, foi reeleito deputado federal. Em 1989, foi presidente do diretório estadual do Partido da Frente Liberal (PFL) e, em meados da década de 1990, afastou-se da política para cuidar do seu escritório de advocacia em Londrina.

Octávio Cesário Pereira Júnior faleceu no dia 23 de novembro de 2003, aos 77 anos de idade.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.