Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrinenses Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano) interpretam músicas próprias e versões de grandes compositores em álbum marcado pela liberdade

Dia e noite se intercalam lá fora, enquanto dentro de casa as horas se arrastam com o isolamento provocado pela pandemia. Da janela, a vida parece passar rapidamente. Conectados ao cotidiano, Mateus Gonsales e Marcello Casagrande gravaram o segundo disco do Duo Clavis com o título de Time Lapse. O álbum será lançado em todas as plataformas digitais no dia 4 de junho com um show, às 19hs, pelo canal do Duo no YouTube (https://www.youtube.com/c/DUOCLAVIS). O CD terá distribuição nacional pela Tratore (www.tratore.com.br/um_cd.php?id=30254).

Misturando temas autorais com obras de compositores reconhecidos, Time Lapse marca o amadurecimento do duo londrinense formado por piano e vibrafone, intercalando obras autorais e de grandes compositores, um repertório costurado com a liberdade proporcionada pelo improviso. Os tempos pedem reclusão, mas a música do Duo Clavis não conhece restrições e alça voos panorâmicos capazes de aliviar a alma - sem contraindicações.

Seis anos se passaram desde que o Duo Clavis lançou o primeiro disco, em 2015, interpretando temas instrumentais de diferentes compositores. Na época, o Duo ainda estava em busca de um repertório.

O novo disco chega quando o Duo completa 10 anos. E apresenta obras que já foram testadas inúmeras vezes no palco. A experiência e o entrosamento resultaram em uma linguagem própria, afeita aos mergulhos experimentais e, principalmente, capaz de transcender, com leveza e propriedade, os limites da partitura.

Time Lapse é um disco artesanal, com o cuidado de reproduzir a música feita ao vivo. Além dos temas autorais, como Song for Dani (Marcello Casagrande), O Artista (Casagrande/Mateus Gonsales) e TimeLapse2020 (Mateus Gonsales), há composições de Hermeto Pascoal (Montreux), Brad Mehldau (Always August), Letieres Leite (Casa do Pai) e Jesus A. Martínez Rodríguez (Alas de Mariposa). Em comum, as obras estimulam o improviso, elemento fundamental para a música do Duo Clavis.

“A intenção é tocar da forma mais livre e natural, construindo todos os cenários para o som e a improvisação rolarem. É uma busca que nós sempre tivemos para alcançar a criação de momento. O disco, de certa forma, é uma cristalização dessas ideias”, comenta Marcello Casagrande.

 “No autoral aparece bem essa liberdade que nós buscamos, essa linguagem criativa. Chegamos a um equilíbrio entre o autoral e grandes compositores como Brad Mehldau, Hermeto Pascoal e Letieres Leite com uma vibe bem solta”, destaca Mateus Gonsales.

Além de vibrafone e piano, o Duo conta ainda com as participações de André Vercelino (percussão), Filipe Barthem (baixo), Roger Aleixo (bateria) e Thiago Alves (contrabaixo). A banda colabora para o desprendimento, criando as condições ideais para que o Duo Clavis levante voo, pairando tranquilamente sobre as turbulências do cotidiano.

J. Marcello Casagrande (vibrafone) - Natural de Londrina, foi aluno do maestro Othônio Benvenuto e estudou percussão sinfônica com Luz D’Anunciação (OSB) no Rio de Janeiro. Graduou-se em Música pela Universidade Estadual de Londrina e fez mestrado em percussão na Universidade de Missouri - Columbia (EUA). É percussionista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Integra o Duo Clavis como vibrafonista desde 2011.

Mateus Gonsales (piano) - Natural de Londrina. Formado em Jazz e MPB pelo Conservatório Musical e Dramático de Tatuí e pós-graduado em produção fonográfica pela UNOESTE (Presidente Prudente). Foi aluno de Magali Kleber, Paulo Braga, André Marques, Mário Loureiro, Rafael dos Santos e Ian Guest. Estudou regência com o maestro Othônio Benvenuto e arranjo de big-band com Paulo Flores. Integra o Duo Clavis desde 2011.

https://www.youtube.com/watch?v=h36kfZE5jaY

Ranulfo Pedreiro/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios