Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Coluna Social 05/09/2014  14h54

Duo Jacarandá leva viagem musical para escolas públicas de Londrina e região

No próximo dia 09 o Duo Jacarandá, formado por Jairo Chaves (viola) e Natanael Fonseca (violão), iniciam circuito de apresentações através do PRÊMIO FUNARTE DE CONCERTOS DIDÁTICOS de 2014

O  Duo Jacarandá , formado em 2002 por Jairo Chaves e Natanael Fonseca, foi selecionado pelo Prêmio Funarte de Concertos Didáticos de 2014, e será responsável por uma série de concertos didáticos em escolas municipais e estaduais de Londrina e do distrito rural São Luiz.

Com o intuito de desenvolver um trabalho intensivo para formação de plateia de música erudita e ampliar o acesso do público jovem e comunidade em geral a circulação de concertos gratuitos, o projeto tem como objetivo contribuir para a formação cultural de crianças eadolescentes, fomentar a educação musical nas escolas e divulgar a música de concerto. A proposta é de resgatar a sensibilidade, despertando e ampliando o gosto pela apreciação da música erudita. Mais uma vez confirmar através deste trabalho que a música como acesso ao universo cultural, incentiva a cidadania e o compromisso social.

Os músicos, radicados em Londrina também são integrantes da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara “Solistas de Londrina” e têm vasta experiência profissional nas áreas orquestral, camerista, solista e pedagógica e se dedicam à pesquisa musical realizando adaptações e transcrições de obras de compositores eruditos.

“É uma forma de expandir a música erudita para diversos lugares e para maior número de ouvintes e contribuir para a formação cultural de um  novo público .É um aprendizado dinâmico e interativo que tem familiarizado crianças e adolescentes a um estilo musical que, muitas vezes, parece distante de suas realidades”, explica Irina Ratcheva, coordenadora geral  e proponente deste projeto.

Explorando os timbres dos dois instrumentos, o repertóriodo espetáculo, montado especialmente para a série Concertos Didáticos, se caracteriza como uma viagem musical, começando com obras da época medieval e período clássico, até as obras escritas no século XX, destacando compositores brasileiros como Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Guerra-Peixe,Tom Jobim, Nabor Pires de Camargo, André Correia, Piazzolla e outros.

A série de concertos se inicia no próximo dia 09 (terça-feira), no Colégio Estadual Vicente Rijo, e se encerra no dia 8 de outubro, no Colégio Estadual José de Anchieta.(em anexo programação geral). As apresentações acontecerão no período da tarde e da noite, alguns colégios serão palcos de dois concertos diários.

Colégio Estadual VICENTE RIJO

Data: 09/09/2014

Hora:20h00

Local: Colégio Estadual Vicente Rijo( salão nobre do colégio)

Colégio Estadual INSTITUTO de EDUCAÇÃO ESTADUAL de LONDRINA –EFMN

Data: 10/09/2014

Hora: 20h00

Local: Colégio Estadual Instituto de Educação Estadual de Londrina – Efmn( auditório do colégio)

Escola Municipal  NORMAN PROCHET 

Data: 11/09/2014

Hora:14h00

Local: Escola Municipal  NORMAN PROCHET  – (pátio do colégio)

Colégio Estadual NEWTON GUIMARAES

Data: 12/09/2014

Hora:14h00

Local: Colégio Estadual Newton Guimaraes( salão nobre do colégio)

Colégio Estadual MARCELINO CHAMPAGNAT  

Data: 15/09/2014

Hora:  14h00 e 19h30

Local: Colégio Estadual Marcelino Champagnat( salão nobre do colégio)

Escola Municipal  FRANCISCO AQUINO TOLEDO( Distrito São Luiz)

Data: 16/09/2014

Hora: 14h00

Local: Escola Municipal  Francisco Aquino Toledo ( pátio do colégio )

Colégio Estadual CAPITÃO EUZEBIO BARBOSA DE MENEZES ( Distrito São Luiz) 

Data: 16/09/201

Hora: 16h00

Local: Colégio Estadual Capitão Euzebio Barbosa De Menezes  ( salão de eventos)

Colégio Estadual ANA MOLINA GARCIA  

Data: 17/09/2014

Hora:  14h00

Local: Colégio Estadual Ana Molina Garcia  ( espaço de eventos do colégio)

Colégio Estadual JOSÉ DE ANCHIETA

Data: 08/10/2014

Hora:14h00  e 19h30 

Local: Colégio Estadual José de Anchieta(auditório do colégio)

Patrocínio: FUNARTE / MINISTÉRIO DA CULTURA

Organização: Apolônia Produções Culturais

Produção geral: Irina Ratcheva
 

Assessoria de Imprensa

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.