Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto da PMBCS, do Grupo Marista e da PUCPR aborda o tema solidariedade com notícias, pesquisas e informação de qualidade

 Desde o início da pandemia da Covid-19, empresas, instituições e pessoas de todo o mundo têm se mobilizado em uma rede de solidariedade para ajudar os que mais precisam. São ações que contemplam desde a doação de tempo para ajudar o vizinho com as compras do mercado até o fornecimento gratuito de equipamentos para hospitais.  No âmbito financeiro, em quase 4 meses, as doações estão próximas de R$6 bilhões em todo o Brasil, segundo contabilização do Monitor de Doações.

Nesse contexto, surge o Solidariedade que aquece, um espaço construído para reunir boas ações e ideias capazes de incentivar outras pessoas a praticarem o bem, sendo assim um meio de educação para a solidariedade. Entre as campanhas que podem ser conhecidas ao visitar o portal é o SOS Vila Torres, que conseguiu arrecadar 10 mil cestas básicas e atender 2 mil famílias em Curitiba graças a doação de várias empresas e pessoas.

“Atuar em favor do bem comum e gerar oportunidades para todos faz parte do jeito Marista de ser. Queremos inspirar pessoas e empresas a manter essa corrente de solidariedade”, explica June Cruz, diretor executivo da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Plataforma

O portal é dividido em editorias, onde é possível encontrar informações sob diversas perspectivas. A seção Boas Notícias traz ações realizadas pela comunidade e do empresariado para amparar e proteger pessoas em situação de risco. Já a Playlist Solidária constrói por meio de vídeos, entrevistas e painéis de debate um espaço de educação para solidariedade.

A editoria Caminho Pastoral fomenta e compartilha ações de arrecadação e mobilização feitas pela Igreja Católica no Brasil e no mundo. E algumas campanhas ligadas a Missão Marista também podem ser conhecidas ao visitar o portal, uma delas é o SOS Vila Torres.

Conhecimento

O Solidariedade que aquece apresenta ainda pesquisas e relatórios, em um espaço criado para construir conhecimento. São análises sobre cenários, hábitos, saúde mental e impactos que a pandemia vem causando no mundo todo. Informações essas que podem embasar tomadas de decisão e ajudar profissionais de saúde, a economia local e a sociedade como um todo.

“O que temos mapeado é apenas uma parcela de todas as ações que estão sendo realizadas ao redor do mundo. A partir desses exemplos, nossa intenção é que mais pessoas e instituições se sintam estimuladas a ajudar quem mais precisa neste momento”, reforça June Cruz.

 O espaço virtual www.solidariedadequeaquece.com.br é uma Iniciativa conjunta da Província Marista Brasil Centro-Sul, do Grupo Marista e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Conheça e faça parte da iniciativa: http://solidariedadequeaquece.com.br/

Sobre a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)

A Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) é uma unidade administrativa do Instituto Marista que foi idealizada em 1817 por Marcelino Champagnat, na França. Presente no Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e na cidade de Goiânia. A instituição atua em prol da missão Marista, que é ser farol que orienta e promove a vivência dos valores do Evangelho, do jeito de Maria, contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários para a transformação da sociedade, com foco nos direitos de crianças e jovens. Saiba mais no site: marista.org.br.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.