Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Destacada pela pesquisa Possibilidades Para Moda Circular no Brasil, encomendada pela Modefica, Regenerate Fashion e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas, 97% das pessoas acreditam que a moda e o vestuário têm relação com as alterações climáticas e impactos sobre o meio ambiente.

Para 47,1% dos entrevistados, sustentabilidade é muito importante na decisão de compra e 38,4% afirmam que pagariam até 30% a mais por produtos com responsabilidade socioambiental.

Por isso, uma das novas saídas encontradas pelo mercado da moda-praia é a estampa digital, capaz de reduzir em até 95% o consumo de água, quando comparado ao método de estampar tradicional, além da diminuir o consumo de energia e descarte dos resíduos de tintas coloridas – diferenciais extremamente importantes para reverter alguns dados.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, a indústria da moda foi o segundo setor da economia que mais consumiu água e produziu cerca de 20% das águas residuais do mundo.

Pensando nisso e em meios de fazer diferente, o empresário Aluízio Nogueira investiu no conceito mais sustentável para criar a própria marca de biquínis, a Beijo de Sol, em Ribeirão Preto. “O tecido de linha praia demora de 70 a 100 anos para se degradar no meio ambiente, por isso optamos por soluções de produção que diminuísse o impacto ao meio ambiente”, argumenta Aluízio.

Os tecidos usados na coleção possuem proteção contra raios ultravioletas, tratamento antibacteriano, que inibe a proliferação de fungos e bactérias que causam odores desagradáveis, e resistência ao cloro e a água do mar.  “Com o uso desta tecnologia conseguimos oferecer um produto com muito mais qualidade para o consumidor”, explica o empresário.

Outra iniciativa da marca é a doação dos retalhos dos tecidos para Organizações não Governamentais (ONGS) e grupos sociais, que utilizam o material na produção de tapetes, pulseiras e prendedores de cabelo. “O material é reaproveitado, gerando emprego e renda”, destaca Aluízio.

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.