Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nas participações especiais, Pedro Rajão, diretor do documentário "Anikulapo" e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP,  além das cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile)

A Funmilayo Afrobeat Orquestra - primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias - irá realizar uma série de atividades que vão do dia 1º até 22 de abril celebrando dois anos de existência.

Inteiramente virtual, o projeto intitulado FunmilayON pretende ocupar as tardes e noites de quinta-feira com duas oficinas: "Do Shekere ao Xequerê" e "Dança com P". A primeira delas contará um pouco sobre a história do agbê, também conhecido como xequerê, instrumento muito comum e importante na música africana e afro-brasileira, ensinando, também, como confeccionar o instrumento utilizando materiais recicláveis como tampas de garrafa PET e galão de água. Já a oficina "Dança com P" tem o objetivo de trazer o corpo à baila, destacando movimentos usados pelas dançarinas de afrobeat na década de 70,  entremeados com leituras e reflexões.

Além das oficinas, o evento promoverá dois bate-papos. O primeiro, "Reverberações do Afrobeat Nigeriano no Brasil", com Pedro Rajão, diretor do documentário  "Anikulapo", e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP.  O segundo, "Vozes do Afrobeat - Conexão Brasil, Chile e Nigéria", receberá as cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile).

Para fechar a temporada de atividades, 2 shows somam a agenda: um apresentando repertório mais clássico do afrobeat e outro trazendo uma jam session com performances, intervenções poéticas e mais. 

O FunmilayON será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lei Aldir Blanc - "Produção e Temporada de Espetáculo de Música com Apresentação ONLINE".

Nos tópicos de destaque dessa ação, reflexões como a história do afrobeat, a presença de mulheres na música e o impacto do isolamento social e da pandemia nessa trajetória inicial do grupo.

Programação on line pelo canal do Youtube da banda: https://bit.ly/3cMx362  e pelas redes sociais: @funmilayoafrobeat

Surabhi Dasa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.