Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nas participações especiais, Pedro Rajão, diretor do documentário "Anikulapo" e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP,  além das cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile)

A Funmilayo Afrobeat Orquestra - primeira banda de afrobeat brasileira formada somente por pessoas negras, mulheres e não binárias - irá realizar uma série de atividades que vão do dia 1º até 22 de abril celebrando dois anos de existência.

Inteiramente virtual, o projeto intitulado FunmilayON pretende ocupar as tardes e noites de quinta-feira com duas oficinas: "Do Shekere ao Xequerê" e "Dança com P". A primeira delas contará um pouco sobre a história do agbê, também conhecido como xequerê, instrumento muito comum e importante na música africana e afro-brasileira, ensinando, também, como confeccionar o instrumento utilizando materiais recicláveis como tampas de garrafa PET e galão de água. Já a oficina "Dança com P" tem o objetivo de trazer o corpo à baila, destacando movimentos usados pelas dançarinas de afrobeat na década de 70,  entremeados com leituras e reflexões.

Além das oficinas, o evento promoverá dois bate-papos. O primeiro, "Reverberações do Afrobeat Nigeriano no Brasil", com Pedro Rajão, diretor do documentário  "Anikulapo", e Raphael Amaral, mestre em História pela PUC-SP.  O segundo, "Vozes do Afrobeat - Conexão Brasil, Chile e Nigéria", receberá as cantoras Okwei Odili (Nigéria) e Macarena Rozic (Chile).

Para fechar a temporada de atividades, 2 shows somam a agenda: um apresentando repertório mais clássico do afrobeat e outro trazendo uma jam session com performances, intervenções poéticas e mais. 

O FunmilayON será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do ProAC Lei Aldir Blanc - "Produção e Temporada de Espetáculo de Música com Apresentação ONLINE".

Nos tópicos de destaque dessa ação, reflexões como a história do afrobeat, a presença de mulheres na música e o impacto do isolamento social e da pandemia nessa trajetória inicial do grupo.

Programação on line pelo canal do Youtube da banda: https://bit.ly/3cMx362  e pelas redes sociais: @funmilayoafrobeat

Surabhi Dasa/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios