Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Coluna Social 25/05/2012  09h27

Livro relata aspectos históricos de Londrina

“O Gato Caixeiro na Rota do Café” de Ana Claudia Trevisan e Leandro Magalhães também traz aspectos do patrimônio cultural londrinense

NC/PML

Nesta sexta-feira (25), às 19h, será realizado no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, o lançamento do livro “O gato caixeiro na rota do café”, de autoria dos professores universitários Ana Claudia Cerini Trevisan e Leandro Henrique Magalhães. O livro, publicado pela editora Unifil, será lançado dentro da Semana Nacional do Café, realizada pelo Museu Histórico em parceria com Sebrae/PR, que foi aberta ontem e prossegue até o dia 30, em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado hoje.

 “O Gato Caixeiro na Rota do Café”, traz aspectos da história e do patrimônio cultural londrinense relatados por um gato para seus dois sobrinhos filhotes, com base em lembranças do avô que era viajante, e chegou a Londrina em 1930, na época da colonização. Os personagens são fictícios, mas todos os relatos apresentados no livro são resultado de entrevistas com pessoas que contribuíram e ainda participam da vida de Londrina.

De acordo com o autor Leandro Henrique Magalhães, o objetivo do livro é valorizar a história da cidade. “Londrina tem sua identidade vinculada com o café; então a intenção é a valorização da cidade destacando-a como o centro de toda uma região que cresceu em torno da cultura cafeeira. Como o gato é um caixeiro viajante ele passa por toda a rota do café na região vendendo seus produtos e conhecendo os personagens”, destacou. 

É a segunda incursão do Gato Caixeiro pela memória de Londrina. No primeiro livro, de 2011, o neto Gatão contou aos gatinhos Conxita e Nino passagens da história da cidade, destacando o ambiente da diversidade cultural e de estilos arquitetônicos da rua Sergipe.

Durante o lançamento do livro haverá ainda a apresentação do espetáculo infantil “O Gato Caixeiro na Rota do Café”, uma montagem do Grupo de Teatro da Unifil, formado por estudantes de pedagogia, que adaptaram o livro para a linguagem teatral.

O livro e a peça teatral são ações do Projeto Educação Patrimonial, que conta com a supervisão da Diretoria de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Cerca de 500 exemplares do livro serão distribuídos às escolas municipais e públicas de Londrina. A publicação conta ainda com o apoio do SEBRAE.

O Museu Histórico padre Carlos Weiss está localizado na rua Benjamin Constant, 900. O lançamento do livro é aberto a toda comunidade.

Programação da Semana Nacional do Café

De 23 a 30 - Exposição fotográfica "Trabalhadores do Café" da coleção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), e do fotógrafo Armínio Kaiser.

Dia 25, às 19h – Lançamento do livro “O Gato Caixeiro na Rota do Café", no Museu Padre Carlos Weiss.

Dia 25, às 19h30 – Apresentação do espetáculo infantil “O Gato caixeiro na Rota do Café”, no Museu Padre Carlos Weiss.

Dia 26, às 15h - Reapresentação do espetáculo infantil ”O Gato caixeiro na Rota do Café”, na livraria da Silvia na rua Belo Horizonte, 200.

Dia 27, às 12h - Reapresentação do espetáculo infantil “O Gato Caixeiro na Rota do Café” no horário do almoço no restaurante Recanto Dá Licença, na Gleba Palhano.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios