Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Coluna Social 25/05/2012  09h27

Livro relata aspectos históricos de Londrina

“O Gato Caixeiro na Rota do Café” de Ana Claudia Trevisan e Leandro Magalhães também traz aspectos do patrimônio cultural londrinense

NC/PML

Nesta sexta-feira (25), às 19h, será realizado no Museu Histórico Padre Carlos Weiss, o lançamento do livro “O gato caixeiro na rota do café”, de autoria dos professores universitários Ana Claudia Cerini Trevisan e Leandro Henrique Magalhães. O livro, publicado pela editora Unifil, será lançado dentro da Semana Nacional do Café, realizada pelo Museu Histórico em parceria com Sebrae/PR, que foi aberta ontem e prossegue até o dia 30, em comemoração ao Dia Nacional do Café, celebrado hoje.

 “O Gato Caixeiro na Rota do Café”, traz aspectos da história e do patrimônio cultural londrinense relatados por um gato para seus dois sobrinhos filhotes, com base em lembranças do avô que era viajante, e chegou a Londrina em 1930, na época da colonização. Os personagens são fictícios, mas todos os relatos apresentados no livro são resultado de entrevistas com pessoas que contribuíram e ainda participam da vida de Londrina.

De acordo com o autor Leandro Henrique Magalhães, o objetivo do livro é valorizar a história da cidade. “Londrina tem sua identidade vinculada com o café; então a intenção é a valorização da cidade destacando-a como o centro de toda uma região que cresceu em torno da cultura cafeeira. Como o gato é um caixeiro viajante ele passa por toda a rota do café na região vendendo seus produtos e conhecendo os personagens”, destacou. 

É a segunda incursão do Gato Caixeiro pela memória de Londrina. No primeiro livro, de 2011, o neto Gatão contou aos gatinhos Conxita e Nino passagens da história da cidade, destacando o ambiente da diversidade cultural e de estilos arquitetônicos da rua Sergipe.

Durante o lançamento do livro haverá ainda a apresentação do espetáculo infantil “O Gato Caixeiro na Rota do Café”, uma montagem do Grupo de Teatro da Unifil, formado por estudantes de pedagogia, que adaptaram o livro para a linguagem teatral.

O livro e a peça teatral são ações do Projeto Educação Patrimonial, que conta com a supervisão da Diretoria de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Cerca de 500 exemplares do livro serão distribuídos às escolas municipais e públicas de Londrina. A publicação conta ainda com o apoio do SEBRAE.

O Museu Histórico padre Carlos Weiss está localizado na rua Benjamin Constant, 900. O lançamento do livro é aberto a toda comunidade.

Programação da Semana Nacional do Café

De 23 a 30 - Exposição fotográfica "Trabalhadores do Café" da coleção do Instituto Brasileiro do Café (IBC), e do fotógrafo Armínio Kaiser.

Dia 25, às 19h – Lançamento do livro “O Gato Caixeiro na Rota do Café", no Museu Padre Carlos Weiss.

Dia 25, às 19h30 – Apresentação do espetáculo infantil “O Gato caixeiro na Rota do Café”, no Museu Padre Carlos Weiss.

Dia 26, às 15h - Reapresentação do espetáculo infantil ”O Gato caixeiro na Rota do Café”, na livraria da Silvia na rua Belo Horizonte, 200.

Dia 27, às 12h - Reapresentação do espetáculo infantil “O Gato Caixeiro na Rota do Café” no horário do almoço no restaurante Recanto Dá Licença, na Gleba Palhano.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.