Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupos de trabalhadoras de reciclagem da Cooper encenam fragmentos de suas histórias de vida

NC/PML
 
O projeto “Representações da Cidade” traz ao palco da Divisão de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) o espetáculo “Vaga Lumes”. O show será apresentado nos dias 13 e 14 de dezembro às 20h30. A entrada é gratuita e os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência no local. A Divisão de Artes Cênicas da UEL fica na Avenida Celso Garcia Cid, 205. No dia 15 de dezembro a apresentação será às 20h no evento “Não Estacione: Sarau na Garagem”, na Vila Cultural Alma Brasil, na rua Mar Del Plata, 93.

A apresentação é resultado de um projeto desenvolvido com um grupo de recicladoras ligadas à Cooperativa Cooper Região, que desde março deste ano participam de uma formação artística que transitou pelas artes cênicas, fotografia e vídeo e é toda baseada nas histórias de vida das recicladoras-atrizes, histórias que foram aos poucos, e coletivamente, sendo adaptadas para a linguagem teatral.

A coordenadora do projeto, Maria Fiorato, ressaltou a importância do projeto para as participantes. “Nós sentimos mudanças nelas, algumas sutis, outras mais claras. Elas eram muito resistentes às nossas propostas, mas aos poucos foram aderindo. A mudança mais significativa foi a perda do medo de ocupar os espaços. Elas sofrem discriminação, e quando falamos de nos apresentar todas tiveram receio. Mas quando viram que foram bem recebidas, elas ficaram mais confiantes e isso refletiu no seu dia a dia.”

O projeto Representações da Cidade tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e conta com coordenação de Maria Fiorato, Cláudio Rodrigues, Josemary Galvão e Danilo Lagoeiro. Tem apoio da Cooper Região, Vila Cultural Alma Brasil, Teatro Garagem, Rádio Alma e Casa de Cultura UEL.

O elenco de atrizes é formado por Sueli Oliveira, Fátima da Silva, Eliza Gonçalves, Laurita Jordão, Marta Bernardino, Maria Rosvita, Angela Hilário, Rita de Cássia de Souza,  Noemia Gomes, Rosângela da Silva, Luciana Gomes, Claudete Rafael, Silene Gomes, Elaine Souza e Naugiza Ribeiro.
 

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios