Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. É  um programa que atua como ponte entre doador e as instituições. Assim, o Mesa Brasil Sesc busca onde sobra e entrega onde falta.

Em Londrina, contamos com mais de 70 doadores que são produtores rurais, atacadistas, supermercados e indústrias de alimentos que doam  seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas que ainda estão em condições para consumo e dentro do prazo de validade.

Doamos cerca de 20 mil quilos de alimentos por mês, atendendo aproximadamente 25 instituições. Na pandemia, estendemos nossas doações às famílias cadastradas através das instituições.

O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. O programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das entidades sociais assistidas.

A dimensão educativa é um diferencial, uma vez que procura potencializar o seu trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores.

Para isso, o Mesa Brasil promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.

Desde 2016 é realizada uma parceria com a BRF para a distribuição de Chester Perdigão às famílias carentes. No final de 2020, a campanha intitulada “O Natal Mais Generoso de Todos os Tempos” distribuiu 250.000 unidades em todo o país, sendo mais de 10.000 unidades no Paraná.

Em 2018 o Programa Mesa Brasil Londrina foi homenageado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal com o Diploma de Reconhecimento Público por iniciativa do vereador Tio Douglas.

Desta forma, o Programa Mesa Brasil contribui para a diminuição do desperdício e reduz a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos principalmente neste momento em que estamos vivendo uma pandemia e muitas famílias necessitam muito dessa ajuda.

Em 2020 a Campanha, em conjunto com a atuação sistemática do Mesa Brasil Sesc PR, somou 2.522.273 quilos de produtos, beneficiando 250.943 pessoas atendidas por 741 instituições paranaenses. Somente a Campanha Estadual do Mesa Brasil recebeu no ano passado, em média, 89 mil quilos por mês. No entanto, em 2021 no auge da pandemia, nos três primeiros meses do ano foram contabilizados uma média mensal de 33 mil quilos arrecadados.

“A Campanha Estadual do Mesa Brasil já ajudou muitas pessoas ao longo deste ano de realização, mas sentimos que ainda podemos fazer a diferença na vida de outras famílias do estado que vivem em extrema vulnerabilidade social. Por isso temos o objetivo de alcançar um milhão de quilos arrecadados, mais uma vez, evidencia uma das características do povo paranaense: a solidariedade”, endossa o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos.

O que pode ser doado?

Alimentos não perecíveis em geral e produtos de higiene pessoal e limpeza, álcool em gel, luvas e máscaras.

Quem pode doar?

Qualquer pessoa, física ou jurídica. Basta levar os alimentos e/ou produtos de higiene nos locais listados pelo site (https://www.sescpr.com.br/doe-mesa-brasil/).

Em Londrina

- Sesc Londrina Aeroporto: Rua Vasco Cinquini, 429 – Londrina

- Sesc Londrina Centro: Rua Fernando de Noronha, 264 – Londrina

- Sesc Londrina Norte: Rua Saul Elkind, 1555 – Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.