Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Coluna Social 07/02/2013  10h43

Museu do Café de Ibiporã reabre para visitação pública

Museu do Café de Ibiporã, que estava fechado em janeiro, reabriu aos visitantes esta semana. Antiga Estação Ferroviária, espaço resgata cultura cafeeira

Trem da ALL encanta os visitantes em suas passagens diárias pelo local

Caroline Vicentini/Asimp/FCI

O Museu do Café de Ibiporã reabriu nesta semana para visitação pública. Inaugurado em abril de 2012 no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, o espaço dispõe de um acervo de objetos e fotos referentes à cultura cafeeira, uma sala de vídeo onde é exibido o DVD do projeto “Contos e Causos – História Viva de Ibiporã”, em que pioneiros da cidade contam suas histórias, uma cafeteria temática, além da plataforma, que se tornou um local para eventos, bate-papo, oficinas e contemplação. O trem, que atualmente é administrado pela América Latina Logística (ALL), acabou se transformando em uma espécie de "vedete", brindando os visitantes com sua passagem pelo local. A decoração interna da Estação Ferroviária foi toda feita com madeira de peroba aproveitada da antiga arquibancada do Estádio Municipal José dos Santos, que foi desmontada.

O Museu do Café é o único patrimônio da cidade tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e integra a Rota do Café  -projeto turístico do Sebrae PR que passa por diversas cidades da região e conta a história do café no Norte do Paraná.

Além do Museu do Café, o complexo da Estação Ferroviária, que foi totalmente revitalizado, engloba um Centro de Produção (artesanato, gastronomia, costuras e telecentro), a nova sede da Secretaria Municipal de Educação (incluindo anfiteatro), a nova sede da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O horário de funcionamento do Museu do Café é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos domingos, das 9 as 11 e das 14 às 17 horas. Endereço: Av. Prefeito Mário de Menezes, 1.113. Escolas interessadas em agendar visitas guiadas ao Museu do Café podem entrar em contato com Midiã ou Lilian pelo telefone (43) 3178-0392.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios