Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em quatro dias de programação on-line e ao vivo no site do Itaú Cultural, de quinta-feira a domingo, artistas mostram uma diversidade de shows que vão da música popular brasileira ao pop/rock, do lançamento de disco a apresentações de sucessos consagrados.

De 13 a 16 de maio (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, a programação do Palco virtual, no site do Itaú Cultural, apresenta quatro shows ao vivo. No primeiro dia, Banda de Pau e Corda celebra 48 anos de estrada com repertório fincado na  brasilidade e nas raízes culturais pernambucanas. Na sexta-feira, o cantor e guitarrista Teago Oliveira apresenta o rock baiano das canções do seu primeiro disco solo. O final de semana começa com o show do trio Tuyo, que toca suas músicas de maior sucesso, unindo o rock e o pop em versão acústica. No domingo, Vanessa Moreno apresenta pela primeira vez as canções do seu álbum recém-lançado.

As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla (confira o link em www.itaucultural.org.br).

Com grande representatividade na história musical pernambucana, a Banda de Pau e Corda atravessa mais de quatro décadas misturando ritmo e poesia na medida certa. Formado em Recife pelos irmãos Roberto, Waltinho e Sérgio Andrade, o grupo de música popular brasileira, que influenciou artistas como Chico César, Zeca Baleiro, Mariana Aydar, mostra, dia 13 de maio, às 20h, os principais sucessos dos 15 discos de carreira.

No dia seguinte, mesmo horário, o vocalista e guitarrista da banda Maglore, Teago Oliveira, apresenta para o público as músicas do seu primeiro disco solo, Boa Sorte (2019). Com canções que reverenciam a música brasileira das décadas de 1960 e 1970, com uma pitada de rock ‘n roll, o álbum será tocado na íntegra, em voz e violão, pelo artista baiano que já teve suas músicas regravadas por Erasmo Carlos, Gal Costa e Pitty.

Final de semana

No sábado, às 20h, o Tuyo apresenta no Palco virtual algumas das canções que marcaram a trajetória do grupo – tanto do EP Pra Doer (2017), quanto de seu primeiro disco, Pra Curar (2018). Para esse show, os músicos, Lio, Lay Soares e Machado, ainda trazem dois singles já lançados do próximo disco em que vêm trabalhando, Chegamos Sozinhos em Casa.

O trio é conhecido por sua presença no palco, característica que manteve no formato virtual, alcançando inclusive reconhecimento internacional: o show on-line apresentado por eles, no festival SXSW 2021, foi eleito pelo jornal The New York Times como um dos 15 melhores do evento.

Encerrando o fim de semana, no domingo, a cantora e compositora Vanessa Moreno toca pela primeira vez as músicas do seu novo disco, lançado no começo deste mês. Sentido (2021) é composto, em sua maioria, de faixas autorais, e a artista assina ainda os arranjos e a produção musical do álbum, que traz uma atmosfera do feminino, uma vez que as parcerias são todas com mulheres. Conta, além disso, com duas releituras de influências importantes para Vanessa Moreno: Rosa Passos e Joyce Moreno.

Sobre os artistas

A Banda de Pau e Corda nasceu na efervescente Recife dos anos de 1970, pelo talento dos irmãos Roberto, Waltinho e Sérgio Andrade. Com o incentivo dos pais, o jornalista Oswalter Andrade e a poetisa Maria José Rabelo de Andrade, eles adquiriram a Olho Nu, uma conhecida casa de shows no centro da capital pernambucana. Foi justamente ali onde o grupo se consolidou, com a inclusão de instrumentos à base de pau e corda, como flauta pífano, contrabaixo acústico, atabaques, violão, viola de 10 cordas e percussão. Sem nome até aquele momento, o conjunto foi batizado a partir da sugestão do músico Toinho Alves, do grupo Quinteto Violado. Surgia então a Banda de Pau e Corda, que soma hoje em sua trajetória de sucesso centenas de viagens, turnês, projetos especiais, 15 álbuns e uma legião de fãs que se propaga de geração para geração.

Teago Oliveira é vocalista do  Maglore, banda de rock alternativo e MPB, formada em meados de 2009, que foi considerado uma das revelações da música brasileira no ano de 2011, pelo jornal Globo. Em seu primeiro disco solo Boa Sorte (2019), o compositor e guitarrista baiano reflete seu desejo antigo de poder adentrar em um novo universo musical, que o permitiu experimentar outros tipos de arranjos e texturas em suas canções, diferente do que é feito em banda.

O trio Tuyo é formado pelos músicos Lio, Lay Soares e Machado. Desde o EP de estreia, Pra Doer (2017), passando pelo primeiro disco, Pra Curar (2018), a banda recria a própria subjetividade não apenas em seus lançamentos, mas também nos palcos (físicos ou digitais) por quais já passou, como o dos festivais South by Southwest (EUA), Rec-Beat (PE), Bananada (GO), CoMA (DF), Dosol (RN), Radioca (BA), Se Rasgum (PA), entre outros. Em 2021, o grupo prepara o novo e aguardado disco Chegamos Sozinhos em Casa (contemplado pelo edital Natura Musical), previsto para o primeiro semestre deste ano.

Vanessa Moreno, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora é natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e iniciou seus estudos musicais aos 15 anos por intermédio do violão. A partir de então, vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida atualmente como uma das grandes revelações da música brasileira. A cantora tem dois discos lançados com o contrabaixista Fi Maróstica, Vem Ver (2013) e Cores Vivas - Canções de Gilberto Gil (2016), um CD solo Em Movimento (2017) e em 2019 lançou Chão de Flutuar, em duo com o pianista paraibano Salomão Soares. Em maio de 2021, lançou seu disco Sentido.

Reserva de ingressos pela plataforma Sympla. (https://www.sympla.com.br/banda-de-pau-e-corda__1202784)

Asimp/Itaú Cultural

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Teago Oliveira – Foto: Azevedo Lobo
Vanessa Moreno – Foto: Lorena Dini
Tuyo – Foto: Camila Dorazio

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.