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Coluna Social 13/07/2017  09h10

Prefeitura reforça divulgação dos canais de atendimento ao cidadão

Contribuintes têm várias opções para solicitar serviços específicos e ter acesso a informações, além de registrar reclamações e denúncias

A Prefeitura de Londrina disponibiliza vários canais de atendimento à população, oferecendo aos contribuintes o acesso a serviços públicos específicos e diferentes alternativas para que possam registrar suas denúncias, reclamações, críticas e elogios. Com a intenção de aproximar mais a administração pública da comunidade, o Município reforça a divulgação dos serviços existentes, realizados por secretarias e órgãos municipais, incluindo Saúde, Educação, Obras e Pavimentação, Assistência Social, Idoso, Defesa Social, Guarda Municipal, Ouvidoria-Geral do Município, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Procon, entre outros.

Tapa-buracos - Para os cidadãos que desejam requisitar serviços de pavimentação asfáltica, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) disponibiliza o telefone da Operação Tapa-buracos. A comunidade pode registrar seu requerimento pelo telefone (43) 3341-1195, que pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. As demandas também podem ser especificadas pelo e-mail usina.asfalto@londrina.pr.gov.br.

Em um balanço divulgado no final de junho deste ano, a Diretoria de Serviços Urbanos e Pavimentação divulgou que, até o momento, mais de mil pedidos já foram executados, relativos à conservação viária, provenientes de ligações telefônicas, e-mail, reclamações para a Ouvidoria, ofícios e demandas da Câmara de Vereadores.

A população também pode procurar a SMOP para solicitar outros serviços como a limpeza de galerias, desentupimento e substituição de guias e tampas de boca de lobo, pelo telefone 3323-4080 ou pelo e-mail viacao.obras@londrina.pr.gov.br. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 7 às 13 horas.

Saúde- A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é uma das pastas da Prefeitura que contam com ouvidoria própria, tendo um setor específico responsável por receber as demandas manifestadas pela comunidade. O canal de atendimento recebe reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos sobre os serviços e atendimentos prestados no Sistema Municipal de Saúde de Londrina.

O contato com a Secretaria Municipal de Saúde pode ser feito pelos telefones (43) 3375-0001 e 0800 400 1234, que funcionam das 8 às 18 horas, ou pessoalmente, na sede da SMS, localizada na Avenida Theodoro Victorelli, 103. Também está à disposição o e-mail sauts@asms.londrina.pr.gov.br.

No primeiro quadrimestre de 2017, de janeiro a abril, o órgão registrou 587 solicitações gerais feitas pela comunidade, com média de 146 atendimentos mensais. Dentre os pedidos, enquadram-se solicitações de exames, medicamentos e atendimento odontológico, denúncias, reclamações e elogios relativos a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, demandas sobre especialidades como filas médicas, e outras informações.

São atividades desenvolvidas pela Ouvidoria,o gerenciamento e registro das demandas, bem como o monitoramento do atendimento das solicitações recebidas e encaminhamento às diretorias e gerências responsáveis. O setor também realiza orientações aos usuários e trabalhadores sobre o fluxo de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A Ouvidoria da Saúde foi criada pelo Decreto nº 847, de 2012.

Disque-Dengue - O Setor de Endemias da Secretaria de Saúde disponibiliza o Disque-Dengue (0800 4001 893), das 8 às 13h30. Por meio deste número, o cidadão pode tirar dúvidas e denunciar locais que tenham focos do mosquito Aedes aegypti. As empresas, escolas e demais instituições locais interessadas em receber ações educativas, por meio da Coordenação de Controle de Endemias, para seus colaboradores e usuários também podem agendar atividades utilizando este atendimento.

Guarda Municipal – A Secretaria Municipal de Defesa Social também conta com serviços de ouvidoria para as demandas relacionadas à Guarda Municipal (GM). A central de atendimento fica na Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 333, no Jardim Higienópolis. O serviço funciona das 8h30 às 17h30. A população pode entrar em contato pelo telefone 3372-4661 ou pelo e-mail gm.ouvidoria@londrina.pr.gov.br .

Essa ouvidoria tem como atribuições receber denúncias, críticas, elogios, sugestões e reclamações da comunidade, referentes às condutas dos agentes da instituição, verificando a procedência das solicitações e denúncias apresentadas. Dessa forma, o órgão auxilia o cidadão, direcionando para o acesso a serviços públicos e permitindo que qualquer pessoa possa se manifestar e fazer suas solicitações.

Os telefones de emergência geral da Guarda Municipal são o 153 e 199. A chamada, sem cobrança de tarifa, pode ser feita tanto por telefone fixo quanto por celular, 24 horas por dia, em todos os dias da semana. Outro número disponível para falar com a GM é o 3372-4678, junto à Defesa Social.

Assistência Social – Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), a Prefeitura está realizando mais uma edição da “Operação Noite Fria”,que atende a população que está em situação de rua e de desproteção social. Qualquer cidadão que possuir informações sobre pessoas que vivem nas ruas e quiser ajudá-las, pode ligar para o telefone (43) 99991-4568, que recebe qualquer tipo de ligação, inclusive a cobrar.

O serviço de atendimento funciona de segunda a sexta-feira, de 7 horas da manhã a 1 hora da madrugada. Nos sábados, o atendimento é das 9 às 20 horas, e domingos e feriados, das 9 às 15 horas. A população pode telefonar também para o Centro POP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no (43) 3378-0417.

Idoso – Para atender casos de violência contra idosos em Londrina, o Município disponibiliza atendimentos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS IV), no número (43) 3378-0405. Outros canais disponíveis aos cidadãos para denúncias e solicitações dessa natureza são o Disque Idoso Paraná, via 0800-41-0001 e o Disque Direitos Humanos (100).

Em Londrina, também é possível registrar denúncia na instituição Cáritas Londrina pelo 3354-2853 ou 3354-2881 ou pelo email notificacao@caritaslondrina.com.br. Nos dois locais do município, os cidadãos podem fazer suas denúncias pessoalmente. O CREAS IV fica na Avenida Rio de Janeiro, 1.560 (quase esquina com a Rua Paes Leme). A Cáritas está situada à Rua Umuarama, 46, no Jardim Santo Antônio.

Outros contatos

Ouvidoria-Geral do Município 
O horário de atendimento é das 9 às 18 horas. Os telefones são 162, 3372-4530, 3372-4531 e 3372-4532. O atendimento pode ser feito também através do formulário disponibilizado na página inicial do Portal da Prefeitura, link www.londrina.pr.gov.br, e pessoalmente no prédio administrativo da Prefeitura, na Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar.

Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) – Serviço de Atendimento à Comunidade (SAC) 
Telefone: (43) 3379-7900 – O contato também pode ser feito pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br. A sede administrativa da CMTU fica na Rua Professor João Cândido, 1213.

Procon 
Para dúvidas, esclarecimentos ou reclamações, o Procon-LD está à disposição do cidadão na Rua Mato Grosso, 299, no Centro, em frente ao Shopping Royal Plaza. O telefone do órgão é o 151.

N.com

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