Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na sexta-feira, 30 de abril, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, recebeu a Medalha Exército Brasileiro. A distinção é conferida a cidadãos e instituições civis que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. A homenagem foi entregue durante solenidade em Curitiba, no contexto das comemorações alusivas ao Dia do Exército, celebrado em 19 de abril. Neste ano, a instituição completou 373 anos.

“É com grande orgulho que o Ministério Público do Paraná recebe essa distinta condecoração, que tem como maiores destinatários os integrantes da nossa instituição, que diuturnamente se dedicam à proteção dos direitos da população. O Exército Brasileiro tem papel fundamental na defesa do país e, nesse sentido, exerce funções indispensáveis para o fortalecimento e para a consolidação da cidadania democrática”, afirma Giacoia.

Homenagem

A cerimônia de entrega das medalhas foi realizada na sede da 5ª Divisão do Exército Brasileiro, no Forte Pinheirinho, na capital, conduzida pelo general Carlos José Russo Assumpção Penteado, comandante da 5ª DE que, em seu discurso, ressaltou a importância do trabalho das instituições civis que somam esforços com o Exército Brasileiro para a defesa da pátria e da população.

A solenidade, no estilo militar, compreendeu a referência ao símbolo nacional representado pela bandeira brasileira, a outorga das homenagens, em meio à apresentação da banda do Exército, como distinção aos feitos que a instituição reconhece como relevantes para o país.

O Dia do Exército é celebrado em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 19 de abril de 1648, no estado de Pernambuco, contra a presença de holandeses na região. Segundo muitos historiadores, a vitória sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio para a construção da identidade do país como nação.

Asimp/MPPR

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios