Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Precisamos entender o papel do voluntariado na sociedade e nas organizações sociais, pois assim poderemos fazer mais e divulgar mais esta causa fundamental e que está em todas as organizações da sociedade civil, desde sua criação.

A grande e esmagadora maioria das organizações sociais surgiram da vontade e desejo de um grupo de pessoas em resolver ou fazer algo em prol de uma causa específica, assim voluntariamente se agrupam e criam uma associação ou atividade, para enfrentar aquele problema.

Em praticamente todas as organizações do mundo a primeira atividade, que é sua criação, foi feita ou só foi possível pelo trabalho voluntário, portanto não podemos nos esquecer de forma alguma do valioso serviço que o trabalho voluntário vem prestando a nossa sociedade.

Depois das organizações ou atividades criadas, para sua manutenção inicial, também na esmagadora maioria das organizações, contamos com a atividade voluntária para ajudar e executar muitas das ações da causa.

O voluntariado é fonte de inspiração para a gestão das OSC’s, pois está vendo o mundo “com olhar de fora” das causas, portanto capaz de identificar novos rumos e correções necessárias.

O voluntario é uma fonte de inspiração para outras pessoas, da mesma forma que indicamos médicos, lojas, restaurantes para outros, indicamos um lugar para fazer trabalho voluntário ou levar suas doações e até mesmo ser atendido em uma de suas necessidades.

O voluntario muitas das vezes trabalha em algum lugar, onde poderá indicar sua organização para esta empresa fazer parcerias, doações ou outras atividades que possam ser importantes para a OSC.

O voluntário ajuda com seu talento, seu tempo, suas ideias, sua indicação, entre muitas outras possibilidades, aproveite esta parceria com o voluntario, voluntário, aproveite esta parceria com a OSC para que também possa crescer, pois você aprende muito e desenvolve habilidades que seria difícil de conseguir de outra forma, que não trabalhando em uma OSC.

Isso é parceria, onde não somente um lado ganha, mas sim todos ganham.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Engage for business, Líder Internacional de Yoga do Riso e Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.