Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Construindo Cidadania 01/10/2020  10h48

Crises

Dizer que tem alguem ou alguma coisa em crise é chover no molhado, visto que o mundo está passando por algo não pensado nem pelos mais pessimistas, uma paralização da economia e da sociedade somente visto em épocas de conflitos mundiais.

Mas como tudo isto também passará e o voluntariado esta ai presente nesta batalha em todos os cantos do mundo, de forma individual, silenciosa ou de forma institucional, ligado a organizações ou empresas, realmente está mostrando sua cara de forma combativa e apoiando os mais diversos locais e situações para minimizar os problemas causados por esta crise, que infelizmente não é a primeira e não será a última.

Mas este preambulo, me leva a constatar e para alguns informar que o trabalho voluntário é uma grande ferramenta de apoio nas crises do mundo, ambiental, de saúde, naturais, econômicas, criminais, entre outras, sempre veremos um voluntario prestando apoio e solidariedade, que me muitos caos é o que podemos fazer, ser solidários, estender uma mão para que a pessoa se levante e oferecer  um ombro para um choro de dor ou alivio, mas que em muitos destes momentos é tudo o que importa e precisa para estas pessoas.

O trabalho voluntário é uma potente ferramenta de empatia, mostrar ao outro que nos importamos com ela, mesmo sem conhecê-la, mas que estamos ali de braços abertos para acolhê-la em suas mínimas necessidades.

Quando em muitos de meus textos insisto na capacitação de voluntários de todos os tipos, não insisto para termos melhores voluntários, insisto para que as pessoas entendam o que é ser voluntário, pois muitas vezes queremos fazer muito e o  que é necessário é pouco, portanto é saber ser empático e entender o momento, assim insisto na capacitação de voluntários para que possam ser melhores seres humanos e por isso creio que um mundo com mais voluntários, muito mais voluntários, seria melhor para todos, pois quanto mais pessoas olhando para o seu próximo sem desconfiança, mais paz teremos e menos rancores.

Torço por mais voluntários no mundo, para o mundo continuar sendo a casa onde escolhemos viver.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, sócio da empresa de consultoria Comunidea, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana e Diretor da rádio Tom Social. www.robertoravagnani.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.