Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985. Esta não é lei do voluntariado Lei 9.608, de 18/02/98, que rege o trabalho. Percebam que o dia foi instituído em 1985 e a lei que foi um grande avanço em 1998. Desde então, 1985, tornou-se um dia especial ao reconhecer e destacar o trabalho de pessoas que, motivadas por valores de participação e solidariedade, doam seu tempo, trabalho e talento, de forma espontânea e sem remuneração para as mais diversas causas de interesse social e comunitário.

Mesmo com esta característica especial, a data é pouco celebrada fora dos meios voluntários, esta data deveria ser celebrada de forma mais intensa, pois afinal de contas são 27.000.000 (vinte e sete milhões) de brasileiros que dedicam parte de seu tempo e conhecimento para uma causa que ajuda a nossa sociedade ser um pouco mais justa.

Diferente de muitas comemorações, esta deveria ser uma data para apresentar de forma mais intensa toda diferença que esta “categoria” faz na sociedade e inspirar aqueles que ainda não descobriram esta brilhante ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e profissional.

De toda forma é sempre bom lembrar que temos muito a comemorar, muitas ações sociais seriam menores ou deixariam de existir caso não existisse os voluntários e isso é para ser celebrado e exaltado pelos quatro cantos do país.

Obrigado a cada ´pessoa que dedica uma parcela do seu tempo, sem importar quanto, para fazer o tempo do outro ser um pouco melhor, obrigado aos profissionais que dedicam uma parcela de seu conhecimento para que outros cresçam, obrigado aqueles que dedicam seus esforços para que outros possam sofrer menos. O voluntariado certamente é uma das “armas” mais poderosas contra a homofobia, racismo, intolerância religiosa, misoginia, misandria, intolerância política, entre outros.

Meu desejo é que a cada 28 de agosto, tenhamos mais e mais voluntários para parabenizar e o resultado é um país melhor para todos.

Por isso a luta para ter mais voluntários e pessoas falando e entendendo o assunto.

Por falar em divulgação do assunto, o Ser Voluntário, que está aqui nos jornais e mídias escritas, no Rádio e agora está na TV. Programa Ser Voluntário no canal 08 da NET (Vale do Paraíba) todo domingo as 15h30 e na internet no meu site www.robertoravagnani.com.br/produto, cai direto nos programas.

Roberto Ravagnani é palestrante, jornalista (MTB 0084753/SP), radialista (DRT 22.201), conteudista e Consultor especialista em voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário palhaço hospitalar desde 2000, fundador da ONG Canto Cidadão, da IPA Brasil e da AFINCO, Associado para o voluntariado da GIA Consultores no Chile, Conselheiro Diretor da Rede Filantropia, CEO/sócio da empresa de consultoria R. R. Desenvolvimento e Transformação Humana LTDA, criador e gestor de eventos filantrópicos, porta voz pela ONU, Membro Hub One, Líder Internacional de Yoga do Riso, Conselheiro de Relações Sociais e Familiares do Instituto i. s. de desenvolvimento e sustentabilidade Humana, Global Friends of Volunteering (IAVE), Associado da VRS Consult da Guatemala e professor de Voluntariado da PADLA - México. www.robertoravagnani.com.br; @roberto.ravagnani

#maisempatia #servoluntario #maisvoluntários #maisresponsabilidade #voluntariadocorporativo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.