Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Aclamado espetáculo infantil será, inicialmente, em Arapongas. Na sexta (06) e sábado (07) segue, respectivamente, para Apucarana e Rolândia. Entrada franca

As aventuras de Thiago, João, Cidinha e cia. serão compartilhadas, no final de semana, em palcos de três cidades do Norte do Paraná. O Cine Teatro Mauá, em Arapongas, recebe a apresentação inicial de “Tirando a Ópera do Baú” nesta quinta-feira (05.03), às 14h30.

Entrada gratuita.  Ainda há ingressos disponíveis. Os bilhetes poderão ser retirados no dia do espetáculo, das 9 às 14 horas, no Teatro Mauá. Na sequência, a montagem segue para Apucarana (sexta, dia 06), no anfiteatro Unespar.

No sábado (dia 07.03), “Tirando a Ópera do Baú” encerra a temporada no Centro Cultural Nanuk, em Rolândia. As encenações acontecem também às 14h30. Os ingressos devem ser retirados nos locais de apresentação, a partir das 9 horas.

“Tirando a Ópera do Baú” foi concebido para o público infanto-juvenil. “É um espetáculo para crianças de todas as idades”, sintetiza Denise Sartori, renomada cantora lírica paranaense, responsável pela direção artística musical e artística. “Apresentamos a ópera de forma lúdica, bem-humorada e didática”, complementa.

O espetáculo vem de aclamado circuito cultural, cuja estreia ocorreu em fevereiro. Antes de chegar a Arapongas, Apucarana e Rolândia, “Tirando a Ópera do Baú” foi levado a cidades do Noroeste (Cianorte, Campo Mourão e Paranavaí) e Sudoeste (Toledo, Francisco Beltrão e Pato Branco) do Paraná.

O projeto cênico-musical obteve aprovação do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, o Profice. Apoio Cultural: Copel. O Profice é vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura.

Aquele misterioso casarão...

A aventura começa quando um grupo de crianças resolve entrar num misterioso casarão. Lá morava uma senhora bem velhinha. Diziam que ela era uma bruxa...A criançada vivenciou experiências extraordinárias e “sobrenaturais”. 

Histórias incríveis são narradas, inclusive com humor, através de árias (peças musicais) de óperas consagradas e populares.

Por exemplo: “Turandot“, de Giacomo Puccini (1858-1924); “O Barbeiro de Sevilha“, de Gioachino Antonio Rossini (1792 -1868); “Carmen“, de Georges Bizet (1838 -1875); para citar algumas árias.

“Tirando a Ópera do Baú” foi concebido, sobretudo para formação de plateias. “O espetáculo estimula a imaginação do público infantil. Nossa intenção é despertar o gosto de futuros espectadores com música de qualidade, o que não acontece no Brasil, atualmente”, frisa Denise Sartori.

O elenco de “Tirando a Ópera do Baú “é composto por conceituados cantores do universo lírico do Paraná, além de uma equipe técnica formada por experientes profissionais das artes cênicas (músico, cenário, iluminação, figurino, maquiagem, entre outros).

Coordenação geral: Salete Cercal, respeitada produtora cultural paranaense.

Denise Sartori: dos palcos à novela global

Denise Sartori é paranaense de Curitiba. Como cantora lírica, ela venceu vários concursos de canto e protagonizou montagens importantes. Denise foi a única brasileira a participar do Gala Concert, em 1992, no Philadelphia Opera Theatre, evento promovido pelo tenor Luciano Pavarotti (1935-2070).

Graduada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, a cantora lírica, nascida em Curitiba, é precursora no estudo sobre Anatomia e Fisiologia do sistema vocal para cantores, amadores e profissionais e professores de canto.

Integrou o corpo docente da Escola de Música e Belas Artes do Paraná/ UNESPAR e hoje, é professora de Canto Lírico no Departamento de Música da UEM. Sim, ela é uma referência como Educadora de Canto.

A convite do dramaturgo Manoel Carlos, Denise Sartori atuou na novela “Laços de Família’’, em 2000.

Interpretou a personagem Ofélia, uma professora de canto lírico. Mais importante: levou a ópera aos quatro pontos cardeais do Brasil.

Antônio Mariano Júnior/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios