Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um final de semana repleto de contação de histórias, com espetáculos e eventos para crianças e adultos, com atividades em escolas, espaços abertos, Zaqueu de Melo, Biblioteca, em Vilas, sarau e oficinas na Divisão de Artes da UEL. É o que promete o 4º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, que termina na segunda-feira, 18 de agosto.

“Histórias da Tradição Indígena” será um encontro em volta do fogo para ouvir histórias dos povos indígenas na sexta (15), na Vila Cultural Kinoarte (Av. Prefeito Faria Lima, 1399), às 18h30, com a jornalista e escritora, Angela Pappiani e Cristiana Ceschi, contadora de histórias.

Elas vão conversar, trocar emoções e refletir sobre a forma como vivemos nas cidades, o modo de vida dos povos indígenas e a importância das histórias para todos nós. Por meio de narração de histórias do povo Karajá e Xavante, vai se refletir sobre o tempo, a memória, as palavras criadoras, a identidade e o devir dos povos originários de nossa terra.

“Histórias da tradição Indígena” também incluí os lançamentos dos livros Ynyxiwè, que trouxe o sol e outras histórias do povo Karajá e Aihö’ubuni wasu’u, o Lobo Guará e outras histórias do povo Xavante, organizados porAngela Pappiani e Maíra Lacerda.

Os livros reúnem parte do importante patrimônio cultural de dois povos originários do Brasil num trabalho realizado em parceria com as comunidades indígenas, que correm o risco de desaparecer. A mitologia, as histórias e narrativas dos povos indígenas reveladas em toda sua beleza e força em livros ilustrados e CDs de áudiocom a interpretação das histórias.

Ana Roxo, Kiara Terra, Pé de Maravilha e Sarau

O sábado (16) do 4º Ecoh promete com quatro atividades. Na metade da manhã, às 10h, Ana Roxo, atriz, roteirista e dramaturga, lança uma coleção de livrinhos com desenhos bem humorados de traçados simples e diretos, expressões idiomáticas e historinhas. O lançamento dos Minilivrinhos será na Loja Ciranda (Rua Jorge Velho, 48).

Kiara Terra, volta a Londrina com a “História Aberta”, que tem como base a improvisação e a construção de uma história com o público com narrativas interativas. O espetáculo será às 16h, no Projeto Viva a Vida, do união da Vitória (Rua da Cidadania, 299).

Teatro, Performance, musica e literatura são alguns territórios sobre os quais transita a pesquisa. “As histórias nascem a medida em que tentamos entender o mundo em que vivemos. Grandes ou pequenas todos nós ao viver nos perguntamos :Para que serve? Como funciona? O que move as coisas? Por que as coisas são assim? Como tudo começou? Como fazer uma despedida? Aonde colocamos a saudades?”, diz a pesquisadora que trabalha há treze anos com este processo. Kiara se apresenta também no domingo (17), às 17h, no Monumento a Bíblia.

Dirigido ao público adulto, o espetáculo “A Paixão de Marabú e outras Histórias de Amor”, do grupo Pé de Maravilha, começa às 20h, no Teatro Zaqueu de Melo (Avenida Rio de Janeiro, nº 413 ). São histórias e canções sobre o desejo, a passagem do tempo e a plenitude da vida contadas pelos artistas Cristiana Ceschi, Cristiano Meirelles, Leandro Medina e Thomas Howard, integrantes do grupo, um elenco cênico musical, em uma sessão especial.

Fechando o sábado, a partir das 21h, começa a segunda edição do SARAU do Ecoh, no Bar Brasil (avenida prefeito Hugo Cabral, nº: 757), uma noite que promete com música, poesia e contações de causos, com a participação de diversos convidados, artistas e contadores do evento. O couvert artístico é R$ 5,00.

Domingo na Praça do Monumento a Bíblia

O projeto Biblioteca Vivia Itinerante tem uma apresentação especial neste domingo (17), dentro do 4º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina, com início às 15h, na Praça do Monumento a Bíblia, que fica a Rua Senador Souza Naves (próximo ao lago Igapó).

A questão principal da Biblioteca Viva Itinerante é a cultura do brincar. A Biblioteca Viva tem na linha de frente a “Famiglia Coisa Fina” com os artístas Fernando Goes e Dani Fiorucci. Com outros músicos, atores, contadores convidados, eles percorrem as praças de Londrina, trocando livros com as crianças, realizando oficinas de brinquedos populares, circo, pintura, contação de historias, espetáculos, entre outros. O espetáculo vai até ás 18h neste domingo, com a participação de Kiara Terra, com “História Aberta”, às 17h.

Na segunda-feira, 18, Elena Andrei encerra, às 19h15 a oficina “Histórias Afro na Educação” no departamento de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O 4º Ecoh é uma realização da Usina Cultural, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (Promic) e apoio do Sinpro 20 anos // Sesc Londrina // Casa de Cultura da UEL-Divisão de Artes Cênicas // Projetos Biblioteca Viva Itinerante // Biblioteca Infantil 30 anos // Caminho das Histórias // Fio da Meada e Clac. O evento é coordenado por Claudia Silva, produtora cultural e jornalista, Daniella Fioruci Caricati, produtora e atriz e Fernando Góes produtor e ator.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.