Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Discussões reuniram autoridades municipais e representantes de segmentos culturais e regiões da cidade; propostas visam implementação de políticas públicas para democratizar ainda mais a cultura

Representantes do poder público, de organizações da sociedade civil e de diferentes segmentos culturais e regiões da cidade aprovaram 52 propostas durante a 10ª Conferência de Cultura da Cidade de Londrina, realizada entre 6 e 7 de maio. A ata e o relatório completo do evento serão disponibilizados on-line, em breve, para consulta da população.

Orientada pelo tema “Cultura contra a desigualdade! Cultura pela diversidade”, a atividade foi conduzida no Cine Teatro Ouro Verde, pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Os debates concentraram-se em dois eixos de discussão: I – Política Pública: Diagnósticos, Avaliações e Perspectivas do Sistema Municipal de Cultura; e II – Estruturas de Gestão: Gestão Pública, Instrumentos de Fomento à Cultura e Estruturas Normativas.

Dentro do Eixo I, foram aprovadas 12 propostas, incluindo a consolidação de um amplo circuito cultural na cidade, em locais que sejam ou venham a se tornar pontos de referência; o fomento à economia criativa e solidária, através de ações como a articulação de projetos, bolsas de pesquisa e criação, assim como a regulamentação de feiras de artesanato; e a vasta oferta de oficinas de criação cultural em todas as regiões da cidade, com o objetivo de disseminar os repertórios, modos e técnicas artísticas.

Além disso, as propostas aprovadas nesse eixo também contemplam a implementação de programas e ações transversais, em conjunto com as secretarias de Assistência Social, do Idoso, de Saúde e do Ambiente, entre outras; e o fomento, através de políticas públicas, à diversidade cultural étnico-racial e de gênero.

No âmbito do Eixo II, a plenária da Conferência aprovou, entre outras, propostas voltadas à ampliação da dotação orçamentária do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), tendo por base a equivalência ao percentual orçamentário do momento de sua implantação; fomento da comunicação do processo cultural, através da divulgação da agenda e da vida cultural da cidade, por meio de equipes profissionais; e gestão compartilhada da cultura, com a participação ativa e projetos oriundos da comunidade e do meio artístico-cultural.

Através dos debates, também foram aprovadas 33 propostas oriundas das pré-conferências de Cultura, realizadas entre abril e maio, relativas a diversos segmentos culturais e regiões do município. No decorrer do evento, os participantes avaliaram ainda, os 20 anos de modelo de gestão e política cultural implementado pela 1ª Conferência de Cultura da Cidade de Londrina (2001), que resultou na criação do Promic. Outras pautas debatidas foram a condução das políticas públicas municipais na área de cultura e a infraestrutura, gestão e orçamento dos órgãos do setor.

Balanço

O coordenador da Fábrica – Rede Popular de Cultura e assessor executivo da Secretaria Municipal de Cultura, Valdir Grandini, frisou que as discussões realizadas na 10ª Conferência se referem a um legado histórico que teve início na 1ª Conferência, realizada em 2001. Grandini salientou que algumas das principais diretrizes das políticas culturais de Londrina foram estabelecidas em 2001. Entre elas, estão a importância de promover a circulação da cultura por todas as regiões do município, a noção da cultura como um direito que deve ser garantido a todas as pessoas e a participação ativa do Conselho de Política Cultural como co-gestor das políticas do setor.

 “Durante a 10ª Conferência de Cultura, fizemos um balanço de todo esse trabalho e procuramos apontar caminhos para a cultura em Londrina. Algumas dessas diretrizes são o estabelecimento de pontos culturais de referência em todas as regiões, a distribuição de oficinas de criação cultural e a ideia da cultura como um meio fundamental de expressão dos direitos das populações afrodescendentes, indígenas e LGBTQI+. Além disso, a Conferência ratificou a Fábrica – Rede Popular de Cultura, fazendo que esse programa criado na gestão se torne uma política da cidade”, afirmou Grandini.

O secretário municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, destacou a importância da participação da sociedade na formulação das políticas culturais. “O que estamos buscando é justamente isso, um modelo democrático, de gestão compartilhada da cultura. É por essa razão que promovemos também as pré-conferências, com o objetivo de que as vozes de todos os segmentos culturais e regiões da cidade pudessem ser ouvidas, buscando sempre democratizar e consolidar a cultura em Londrina”, pontuou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.