Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dez anos de história celebram a força da oralidade, das crenças e cultura africana ocidental; edição será 100% on-line e tem patrocínio do PROMIC

A partir da próxima segunda-feira (26), a 10ª edição do Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (ECOH) divulgará sua programação completa. Os interessados em apreciar e participar das atividades poderão conferir todas as atrações no site do encontro (clique aqui) ou nas redes sociais do grupo, pelo Instagram, Facebook ou pelo Youtube.

O ECOH 2020 acontecerá de 31 de outubro a 30 de novembro, com programação totalmente on-line, seguindo as medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus. As apresentações e os vídeos serão gratuitos, transmitidos pelas plataformas do Zoom, Youtube, no site e redes sociais do ECOH. Já para integrar as oficinas é necessário se inscrever pelo site do encontro, a partir de segunda-feira (26).

Nesta edição, comemorativa aos 10 anos do encontro, será celebrada a força da oralidade, das tradições, crenças e valores de culturas africanas ocidentais. O objetivo é apresentar ao público várias histórias, em diferentes formatos, enriquecendo a cultura e o conhecimento sobre o tema. Para isso, haverá histórias para crianças, adultos, vídeos, lives, oficinas, cursos, vivências, palestras interativas e outros formatos.

Entre as figuras notórias, que marcarão presença, estão o ator e contador de histórias Fançois Moïse Bamba, que organiza anualmente o Festival Internacional dos Patrimônios Imateriais (Burkina Faso), e o ator, mestre em literatura brasileira, pela Universidade Federal de Santa Catarina, e pesquisador da oralidade, Toni Edson.

Programação

Com patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Londrina (PROMIC), serão oferecidas atrações, como o espetáculo construído a partir de canções, interações, vivências e textos de tradição oral (trava-língua, adivinhas, desafios, tangolomangos, etc), que serão compartilhados com brinquedos na ação “Toada Crianceira: Cancioneiro Brincante da Infância”, do grupo baiano Canastra Real, no sábado, dia 31 de outubro, às 17 horas, pelo Youtube e Facebook do ECOH.

Quem quiser aprender mais sobre as “As sociedades de tradições orais da África do Oeste, educações e transmissões”, poderá participar do bate-papo com François Moïse Bamba (do Burkina Faso), com tradução do francês ao português, feita por Laura Tamiana. A conversa será na sexta-feira, dia 6 de novembro, às 19h30. O link para o acesso será divulgado em breve. A intenção de Moïse Bamba é levar o participante a uma viagem pelo rico patrimônio das sociedades de tradição oral da África, mostrando seus fundamentos, contos e musicais, além da conversa e troca de experiências com os presentes.

Oficinas

Nas sextas-feiras, dias 2, 9, 16, 23 e 30 de novembro, às 19h30, acontecerão encontros da Oficina “Narrativas Adormecidas”, com a pesquisadora Sandra Lessa, de São Paulo. Os encontros utilizarão a plataforma Zoom. Nas terças-feiras, dias 3 e 9 de novembro, a partir das 19h30, será realizada a oficina “História – Oráculo – Presente”, com Danielle Andrade. Ela é contadora de histórias, licenciada em Teatro com formação em Clown. Conta, canta, escreve, pesquisa e inventa histórias, trazendo um repertório de contos tradicionais de várias partes do mundo. A ação será pelo Zoom.

Nas quartas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25 de novembro, das 10 horas às 11h30, Ana Luísa Lacombe, de São Paulo, fará a oficina o “Mergulho na História”. Já na quinta-feira, dia 5 de novembro, das 9h30 às 11 horas e novamente das 14 horas às 16 horas, Toni Edson compartilhará seu conhecimento na oficina “A tradição oral sob o viés da Cultura Mandinga / África Ocidental”. A ação será gratuita, pela plataforma Zoom. Para participar basta se inscrever com antecedência pelo http://bit.ly/. Essas e outras atrações estarão disponíveis para a população a partir da próxima semana.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.