Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta edição, o evento traz o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” em uma série de eventos on-line

Estão abertas as inscrições para 19º Semana Nacional dos Museus, que ocorrerá de 17 a 20 de maio. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Os interessados em participar da programação deverão se inscrever por meio deste link.

Além de Londrina, o evento reunirá os museus das cidades de Cambé, Ibiporã e Rolândia, além da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL).

A Semana Nacional dos Museus é uma ação que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Seu objetivo é ofertar ao público o contato com produções, apresentações e encontros norteados pelo tema de cada edição.

Nesta oportunidade, a programação contará com vídeos documentários, bate-papo, projeto audiovisual e editorial, encontro, apresentação de caso e palestra. Todas as atividades serão remotas, por meio da plataforma Google Meets. No link de inscrição está disponível toda a programação, e o interessado seleciona em qual atividade deseja se inscrever.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Maria Luisa Alves Fontenelle, este evento representa a organização dos museus na participação de uma programação nacional. “Essa iniciativa permite que os museus criem um diálogo com os artistas e gestores culturais a respeito da atuação museal, além de promover uma troca de conhecimento sobre as mudanças decorridas da pandemia do novo coronavírus”, explicou.

A 19º Semana Nacional dos Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com a programação local realizada pelas secretarias municipais de Cultura de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Cambé, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e Projeto de Educação Patrimonial.

Programação:

17/05

14h- Abertura da 19º Semana Nacional dos Museus

14h15- Exibição do documentário “Museu: uma memória compartilhada”, do Museu Municipal de Rolândia

15h30- Bate papo com o autor Leandro Magalhães sobre o livro “As Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina”

18/05

14h10- Apresentação do vídeo documentário “A Museologia social e seus desafios”

15h20- Apresentação do projeto “A história oral e a preservação do patrimônio imaterial do Município de Ibiporã por meio da culinária e dos hábitos trazidos por famílias pioneiras – registro em filmes e livro (2020)”

19/05

14h10- Apresentação do vídeo documentário “Depoimento dos principais atores que fundaram e atuaram no Museu Histórico de Cambé”

15h20- Encontro on-line do projeto “Museu de Arte de Londrina em diálogos: Artistas, Acervo e Memórias”

20/05

14h10- Apresentação do projeto de organização, seleção do acervo e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) (2021)

15h20- Palestra sobre o tema “Reabertura cultural além dos protocolos” com Beth Ponte

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios