Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta edição, o evento traz o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar” em uma série de eventos on-line

Estão abertas as inscrições para 19º Semana Nacional dos Museus, que ocorrerá de 17 a 20 de maio. A ação é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e traz o tema “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”. Os interessados em participar da programação deverão se inscrever por meio deste link.

Além de Londrina, o evento reunirá os museus das cidades de Cambé, Ibiporã e Rolândia, além da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL).

A Semana Nacional dos Museus é uma ação que acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio. Seu objetivo é ofertar ao público o contato com produções, apresentações e encontros norteados pelo tema de cada edição.

Nesta oportunidade, a programação contará com vídeos documentários, bate-papo, projeto audiovisual e editorial, encontro, apresentação de caso e palestra. Todas as atividades serão remotas, por meio da plataforma Google Meets. No link de inscrição está disponível toda a programação, e o interessado seleciona em qual atividade deseja se inscrever.

Segundo a diretora de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Maria Luisa Alves Fontenelle, este evento representa a organização dos museus na participação de uma programação nacional. “Essa iniciativa permite que os museus criem um diálogo com os artistas e gestores culturais a respeito da atuação museal, além de promover uma troca de conhecimento sobre as mudanças decorridas da pandemia do novo coronavírus”, explicou.

A 19º Semana Nacional dos Museus é uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), com a programação local realizada pelas secretarias municipais de Cultura de Londrina, Ibiporã, Rolândia e Cambé, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL) e Projeto de Educação Patrimonial.

Programação:

17/05

14h- Abertura da 19º Semana Nacional dos Museus

14h15- Exibição do documentário “Museu: uma memória compartilhada”, do Museu Municipal de Rolândia

15h30- Bate papo com o autor Leandro Magalhães sobre o livro “As Aventuras do Gato Caixeiro em Londrina”

18/05

14h10- Apresentação do vídeo documentário “A Museologia social e seus desafios”

15h20- Apresentação do projeto “A história oral e a preservação do patrimônio imaterial do Município de Ibiporã por meio da culinária e dos hábitos trazidos por famílias pioneiras – registro em filmes e livro (2020)”

19/05

14h10- Apresentação do vídeo documentário “Depoimento dos principais atores que fundaram e atuaram no Museu Histórico de Cambé”

15h20- Encontro on-line do projeto “Museu de Arte de Londrina em diálogos: Artistas, Acervo e Memórias”

20/05

14h10- Apresentação do projeto de organização, seleção do acervo e retomada da área de exposição do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI) (2021)

15h20- Palestra sobre o tema “Reabertura cultural além dos protocolos” com Beth Ponte

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.