Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O encontro irá reunir discípulos e alunos do mestre João Pequeno de Pastinha, fundador do Centro Esportivo de Capoeira Angola de Salvador

A 13º Oficina de Capoeira Angola de Londrina será realizada de 29 de abril a 2 de maio. O encontro irá reunir discípulos e alunos do mestre João Pequeno de Pastinha, fundador da associação de mesmo nome, a AJPP. Os interessados em participar do evento deverão acessar o canal do Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca) – AJPP no Youtube.

A programação contará com oficinas e rodas de conversa entre os mestres participantes, a fim de reviver um pouco da história da capoeira, do Ceca e do mestre João Pequeno Pastinha. O evento busca ainda, estimular a participação de novos jogadores.

João Pequeno de Pastinha fundou, em Salvador, o Centro Esportivo de Capoeira Angola (Ceca) AJPP, onde desenvolveu e propagou os ensinamentos da capoeira angola, assim como lhe foi ensinado por seu mestre Pastinha. Considerado um dos maiores nomes da capoeira angola, João faleceu em 2011, deixando seu legado na frase “Enquanto houver capoeira o nome de seu Pastinha não desaparecerá”. Desde 2000, Londrina conta com a filial da Associação João Pequeno de Pastinha – AJPP.

Segundo o proponente do projeto e professor de capoeira, Marcelo Ricieri Pinhatari, este projeto está ligado a manutenção e fortalecimento das culturas tradicionais de matriz africana. “A capoeira angola se mantém por meio do repasse oral. Nosso intuito é manter essa tradição que, nesta oportunidade, será no formato on-line”, explicou.

Ao todo, dez mestres do Ceca Salvador-BA irão participar do evento. Entre eles estão os mestres, Ciro, Zoinho, Aranha, Jurandir, Pedro Abib, Eletricista, Louva Deus, Jogo de Dentro, Nani e Kalunga, além dos professores Lucas e Grito.

Haverá ainda, o lançamento do livro “Memórias da Angola: Histórias do jogo do Mestre João Pequeno de Pastinha com seus discípulos e discípulas”, obra produzida pelo Ceca Londrina. O material ficará disponível para aquisição diretamente com o Pinhatari, e o contato deve ser feito pelo celular (43) 99682-7396.

A 13º Oficina de Capoeira Angola de Londrina conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Programação:

Oficinas abertas

29/04 – 17h Oficina de confecção de caxixi
30/04 – 15h Oficina de confecção de berimbau
01/05 – 17h Oficina de cantos tradicionais
02/05 – 10h Oficina de movimentos
02/05 – 11h Oficina de movimentos

Rodas de Conversa
30/04 – 17h Com os mestres Ciro, Zoinho, Aranha e o discípulo Pedro Abib.
01/05 – 19h Com os mestres Eletricista, Jurandir, Louva Deus e professor Grito
02/05 – 17h Com os mestres Jogo de Dentro, Kalunga, a Mestra Nani e o professor Lucas

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.