Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação contará com concertos, oficinas, masterclass, cursos e lives

A 40ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina (FIML) estréia neste domingo (6), às 19h30. A programação contará com concertos, oficinas, masterclass, cursos e lives. O evento prossegue até 12 de dezembro e as atividades poderão ser acessadas pelo site https://fiml.art.br/.

O Festival tem como um dos objetivos seguir eixos pedagógicos e artísticos, tornando-se referência nacional e internacional. Além disso, busca trazer o fazer musical e a realidade de difusão de conteúdos, com inovações, interação de concepções e o uso de tecnologias. Nesta edição a programação será integralmente on-line.

Segundo a diretora pedagógica do festival, Magali Kleber, a programação é voltada para a formação do músico, do professor e também de platéia. “Buscamos fazer uma ampla cobertura de correntes estéticas, prezando a prática e diversidade cultural. Este é um evento de envolvimento da comunidade e o nosso maior desafio foi aprender as limitações e as amplas possibilidades digitais a fim de melhorar a rotina artística de quem esta em casa neste momento”, explicou.

Os concertos serão conduzidos pelo diretor artístico do festival e pianista londrinense, Marco Antonio de Almeida, que fará encontros com o público, no Youtube, sempre às 20h30. E a programação pedagógica de cursos continua com as inscrições abertas até esta sexta-feira (4). Os interessados poderão se inscrever pelo link https://fiml.art.br/programacao-cursos/.

Dentre os cursos ofertados na modalidade instrumentos, estão saxofone, trompete, trombone, violino, viola, contrabaixo acústico, violoncelo, guitarra, contrabaixo elétrico, piano, violão, bateria, flauta transversal e outros. Os cursos também contemplam diversas áreas instrumentais de composição, como jazz e MPB, além de oficinas com práticas de conjunto.

As lives serão no formato roda de conversa, todas com temas relevantes e contemporâneos. Cada bate-papo terá como mediadora a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber, e serão transmitidos das 17h às 18h30, pelo canal do evento no Youtube.

Já as masterclasses abordarão temas como saúde do músico, música e rádio, coral, canto e voz, educação musical, apreciação musical, música indígena nas escolas africana e afro-brasileira, além de uma reflexão sobre o ensino remoto emergencial de música.

Realização

O Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Cultura; da Prefeitura de Londrina por meio da Secretaria Municipal de Cultura; da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FIML.

Tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção executiva do presidente da Associação de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. Conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e Unimed Londrina, e apoio cultural da Associação Médica de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.