Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A programação artística do evento é transmitida pelo Youtube, sempre às 20h30

A 40ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina, totalmente virtual, está acontecendo, começou o dia 6 e vai até 12 de dezembro e os bastidores estão em pleno movimento. Um movimento silencioso e invisível, característica do “mundo digital”, mas não menos dinâmico e trabalhoso que o presencial. Em muitos casos até mais, devido à agilidade e precisão que o formato exige.

No eixo pedagógico do evento são 35 cursos, oficinas, lives e masterclasses, com 41 professores, ministrando aulas em salas virtuais, para cerca de 700 alunos de todo o Brasil. Todos em suas casas e cidades. Chegasse a monitorar 14 salas de aula ao mesmo tempo. Para isso é necessário uma equipe técnica, de monitores, equipe pedagógica, secretaria, equipe de comunicação, muita interação e claro, uma rede de internet que atenda.

Os trabalhos começaram bem antes do início do evento com inscrições, treinamentos, testes de áudio e vídeo, envio de links personalizados e muitos outros procedimentos. “Um grande aprendizado”, dizem organizadores e equipes. O resultado tem sido elogiado. O “silêncio” é rompido pelo “barulho” que acontece na “rede” - mídias e plataformas do evento-, com muita música, troca de informações, de fotos, de posts, curtidas, storyes, entre outros, pelos participantes, professores, equipes e público do festival.

Programação Artística

A programação artística do 40ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina tem sequência nesta quarta-feira, 9, às 20h30, pelo canal do Youtube do festival. O “Jazz Sinfônico” será o tema e um dos grandes compositores do estilo, George Gershwin será homenageado. “Concerto para piano e orquestra em Fá Maior”, do compositor será executado pela OSUEl,  tendo como solista o pianista Marco Antônio de Almeida e a regência do maestro Norton Morozowicz. Ainda será executada a canção “The man I Love”, para orquestra.

Dia 10, quinta, dia em que Londrina comemora 86 anos, o concerto do festival trará os compositores Guerra-Peixe, Ernani Aguiar e João Guilherme Ripper. Suas obras serão executadas por orquestras sociais, escritas especialmente para elas. O “Concerto Sinos” conta com o professor André Cardoso, coord. do Sistema Nacional das Orquestras Sociais do Brasil/projeto Funarte.

A sexta-feira,11, no Festival, também com transmissão às 20h30 pelo canal do Youtube do evento, traz duas atrações internacionais. O “Sexteto Op.18” de Brahms, será executado pelo premiado Quarteto europeu Amaryllis e dois convidados. Na sequencia, variações sobre um tema de Paganini para dois pianos escrita pelo polonês, Witold Lutoslaswki, executada pelo duo Fábio e Gisele Witkowski (EUA).

A Programação Artística do 40º Festival Internacional  de Música de Londrina encerra, no sábado, 12, com uma ”Festa Musical de Encerramento”, com flashes de momentos empolgantes de música do Kids Festival; Festival na Rua; Tangos de Gardel a Piazola e o Quarteto Ancestral, com chorinho “Nazareth na Terra do Café.

Live

Em forma de “Roda de Conversa” nesta sexta-feira, dia 11, Cláudia Freixedas, Cecília Silveira, Priscila Santana e  Reanta Jaffè, falam sobre “Projetos Sociais”, na música. A Live do FIML terá como mediadora a diretora pedagógica, Magali Kleber e será transmitidas pelo canal do Youtube do evento, a partir das 17h.

Rádio UEL FM apoia o 40º FIML

Rádio UEL FM 107,9 - Rádio Educativa da Universidade Estadual de Londrina está transmitindo os áudios dos sete concertos da Programação Artística do 40º Festival Internacional de Música de Londrina.

A veiculação é sempre às 16h e começou nesta terça-feira, dia 8.  O público está ouvindo o concerto já transmitido na noite anterior, pelo canal do youtube do Festival. Neste sábado (12) e domingo (13) não haverá transmissão. Estes dois concertos serão veiculados na segunda-feira (14) e na terça-feira (15), às 16h.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção executiva do pres. da Assoc. de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. É uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML Patrocínio: Promic, Unimed Londrina e ACIL. Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina e Radio UEL FM 107,9.

Andréa Monclar/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.