Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A sétima edição do mais importante festival de dança do litoral paulista acontece de 26 a 31 de outubro, online e gratuitamente.

O 7º FIDIFEST – Festival Internacional de Dança de Santos acontecerá de 26 a 31 de outubro, de forma gratuita e virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus e do cuidado de seus diretores perante artistas e público.  O evento é inspirado no Festival de Outono de Nova York, está inserido no Calendário Oficial de Santos, é organizado pela ADALPA – Associação de Dança do Litoral Paulista e dirigido pelos produtores Juliana Luiz e André Santos. O festival reúne mostras competitivas de diferentes estilos e categorias de dança, workshops, audições nacionais e internacionais. Além de medalhas, troféus, inscrições para outros festivais e bolsas em renomadas escolas de dança, o FIDIFEST oferece premiação em dinheiro para os melhores grupos e bailarinos.

A programação completa contará com grandes espetáculos na abertura e no encerramento do evento, cerca de 400 bailarinos, 30 academias, 20 cidades de cinco estados: Campinas/SP, Cubatão/SP, Guarujá/SP, Indaiatuba/SP, Jundiaí/SP, Mogi das Cruzes/SP, Peruibe/SP, Praia Grande/SP, Santos/SP, São Paulo/SP, São Vicente/SP, Sertãozinho/SP, Sorocaba/SP, Belo Horizonte/MG, Betim/MG, Juiz de Fora/MG, Foz do Iguaçu/PR, Maringá/PR, Jequié/BA e Niterói/RJ. Os espetáculos e coreografias poderão ser conferidos nas redes sociais do festival.

Já a programação formativa terá cinco atividades ministradas por profissionais consagrados internacionalmente como Alice Arja, Edson Santos, Erika Novachi, Sonia Destri Lie e Cecília Kerche. Detalhes sobre as inscrições estão em https://www.fidifest.com.br/audicao-work-brasil/.

Abertura E Encerramento

São duas das mais importantes companhias de dança do país, ambas de São Paulo. Foram dezenas de obras inscritas, de várias partes do Brasil. E as duas selecionadas receberão um cachê de R$ 3.700,00 cada.

Na abertura, programada para 26/10, 20h, o público poderá conferir o espetáculo Singularidades, da Mercearia de Ideias, com duração de 60 minutos e direção de Luiz Fernando Bongiovani. O trabalho coreográfico investiga questões relativas à singularidade, essa palavra relativamente nova no vocabulário, mas que designa algo muito antigo: aquilo que torna cada ser humano único.

Para fechar a programação desta edição com chave de ouro, o FIDIFEST apresentará, em 31 de outubro, 19h, o espetáculo Epifania, da Intuição Companhia de Dança, de 50 minutos de duração e direção de Vinicius Anselmo.

O trabalho reúne o material da pesquisa teórica sobre epifania, juntamente com a técnica clássica, resgatando o virtuosismo e estética, a dança contemporânea e textura, fazendo com que todos esses elementos direcionem a ambientação cenográfica, a movimentação, o formato e a atmosfera da obra. O cenário é composto por 27 portas brancas com suas respectivas fechaduras, que conforme se encaixam, criam um desenho abstrato com formas e intenções diversas que representam as portas para captação de estímulos externos e acesso interno individual de cada pessoa.

O Festival:

Realizado desde 2014, o FIDIFEST – Festival Internacional de Dança faz parte do calendário oficial de eventos da cidade de Santos, gerando negócios e oportunidades – como a feirinha de produtos de dança montada no foyer do teatro com os melhores fornecedores do mercado (um sucesso).

O grande orgulho do FIDIFEST é sua banca de jurados, formada por profissionais de excelência: Dr. Toshie Kobayashi (em memória), Marcio Rongetti, Cecília Kerche, Misha Tchoupakov, J.C. Viola, Suely Machado, Ciro Barcellos, Denis Nevidommy, Luiz Fernando Bongiovanni, Dr. Hulda Bittencourt, Dr. Neide Rossi, Chris Matallo, Andréa Spósito, Irina Sazonova, Cassi Abranches, Cristina Cará, Dr. Iracity Cardoso, Andrea Pivato, Edson Santos, Ricardo Sheir, Robson Lourenço, Edy Wilson, André Malosá, Zeca Rodrigues, Netto Soares, Frank Ejara, Valéria Mattos e Lucas Martinelli. Outras informações: www.fidifest.com.br.

André Azenha/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.