Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O 8° Encontro de Contadores de Histórias de Londrina começa oficialmente nessa terça-feira, 30 de outubro com apresentação gratuita do Violeiro Paulo Freire na biblioteca pública municipal às 19h30. No dia seguinte, o ECOH promove  também um show musical com o violeiro contador de causos Paulo Freire e o multi-instrumentista londrinense André Siqueira dia 31 de outubro, às 21 h no Bar Valentino.

Na apresentação "Viola e Causos dos Sertões", Paulo Freire parte do aprendizado no Urucuia, região que inspirou Grande Sertão, para narrar o mundo da viola, o santo dos violeiros, o famoso pacto com o diabo e a importância do sertão. As histórias são narradas aos “toques de viola”, com músicas instrumentais que simbolizam a natureza, como o toque do papagaio, a corrida do sapo e o veado.

O show "A música dos causos" marca o encontro de duas diferentes vertentes: Paulo Freire, com sua viola e causos, e a criatividade do multi instrumentista André Siqueira. Há um bom tempo estes dois músicos vêm mantendo uma constante troca de experiências, encontrando-se em diversas situações artísticas. Com uma afinidade muito grande, resolveram se juntar em busca de uma sonoridade para as histórias, pela música de nossos causos. O repertório conta com composições próprias, canções faladas, causos com climas musicais criados durante o acontecido, além de músicas conhecidas que carregam fortes acontecimentos. Com um clima envolvente e descontraído, as histórias vão sendo construídas no ritmo da atenção da plateia.

Paulo Freire é violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, romances, biografias, livros de causos, livros infantis e CDs de viola. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.

André Siqueira é compositor, arranjador e multi-instrumentista, é doutor em Ciências Sociais pela UNESP, mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina – PR, sendo atualmente professor da instituição.  Finalista do “Prêmio Profissionais da Música” 2018 na categoria Instrumentista Popular. Finalista do “Prêmio Profissionais da Música” 2017 na categoria artista instrumental e menção honrosa com o cd “Catamarã” no prêmio “Embrulhador” 2017. Possui três Cd´s gravados, “Lithos” (2001), “Afternoon Improvisations - Contemporary Music for 2 Guitars” em parceira com o violonista Camilo Carrara (2014) e Catamarã (2016), recentemente lançado e que conta com apresentação do renomado músico Egberto Gismonti. Todos os três integram o catálogo da Tratore discos com distribuição nacional e internacional.

Todas as apresentações do ECOH, como de costume, serão gratuitas. Para o show há um couvert artístico de R$20,00 que pode ser reservado com antecedência nos seguintes pontos a partir do dia 17/10:

Loja Ciranda Virtual – Rua Pref. Hugo Cabral, 656.
VIVAH Farmacia de Manipulação – Rua Quintino Bocaiúva, 527.

E também no dia do show no Valentino, obedecendo a ordem de chegada.

O show começa às 21h em ponto, mas a bilheteria já estará aberta a partir das 20h.

Esse ano o 8º ECOH será realizado entre 30 de outubro a 14 de novembro. O evento é realizado pelo Instituto Cidadania e conta com o patrocínio do PROMIC, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Londrina. Conta também com o apoio em sua realização do SESI, Loja Ciranda, Vivah Farmácia de Manipulação, MARL, Casa da Vila, Alma, Proex/UEL, Gráfica Oyama e Bar Valentino.

Lucas Godoy/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL