Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Coral do Maranhão apresenta no Festival Unicanto retrospectiva de seus 42 anos de criação

O Coral São João, regido pelo maestro Fernando Elias Mouchreck, é um grupo independente de canto, fundado em abril de 1977, que vem desenvolvendo atividades artísticas e culturais com o propósito de levar o canto coral do Maranhão (MA) a todos os amantes da música. O coral se apresenta na 25ª edição do Festival Unicanto de Corais nesta terça-feira (29), no Teatro Ouro Verde pelo “Concerto Cacique Solúvel” e faz uma retrospectiva musical de sua trajetória de 42 anos.

O concerto inicia às 20h, mas antes no saguão do teatro, às 19h30, integrantes do Coral da Suíça farão uma apresentação de “Àrias de Óperas”. Apresentam-se os cantores Emílio Gutierrez, Zoé Vauconsant, Anne Rémond, Samuel Moreno, Floriane Galabourda, acompanhados ao piano por Laurie – Agnès Pécoud.

Veja também:

A brasilidade no canto coral

O espetáculo é gratuito, mas é necessária a retirada de ingressos nas bilheterias do Teatro Ouro Verde, das 14h às 19h no dia da apresentação e será respeitada a capacidade do espaço.

A diversidade do Coral São João.

Formado por 35 coralistas e com sede na capital São Luis (MA), o grupo tem repertório de variadas tendências musicais passando pelo erudito, das óperas aos musicais e à música folclórica de diversos países e regiões, agregando também ao canto coral a poesia e a dança. Eles se apresentam tanto nos maiores festivais do país, como em salas de concertos e teatros e também em hospitais, asilos, presídios e creches, traduzindo a cultura em notas musicais.

Considerado um grupo inovador tem no currículo mais de 2.500 apresentações e onze shows e no espetáculo desta terça no Teatro Ouro Verde vão mostrar uma pouco do repertório destes shows: Canção do Amor Demais, Oração de Natal, Canto Negro, Abre Alas, Vozes Nordestinas, Kizomba, Canta Brasil, Razamérica, Cantando o Amor, com a gravação ao vivo de seu 1º CD; “Broadway”, com a gravação do segundo CD e Disco Dance Show.

O Coral São João participou do Festival Internacional de Coros em Villa Carlos Paz, em Córdoba, na Argentina. Em 1995, fez turnê por varias cidades da Suíça. Em março de 2005 fez uma turnê pela Suíça, Alemanha e França. Em 2009 participou do Festival Internacional de Corais em Verona (Itália), na categoria Folclórica Popular, premiado em 2º lugar.

Em 2011, o coral participou no Canadá do “Le Mondial Choral Loto-Québec” na cidade de Laval, apresentou-se também em Toronto, Montreal e outras províncias. Em 2013, fez uma segunda turnê pelo Canadá estendendo-se também a Nova York (EUA). Em 2018 fez uma turnê na Europa passando pela França, Bélgica e Luxemburgo, levando toda nossa brasilidade.

O Coral São João se apresenta na quarta-feira, dia 30, a partir das 8h, na empresa PB.Lopes (na Avenida Brasília, número 3126), pela programação paralela do Festival Unicanto de Corais.

O 25º Festival Unicanto de Corais é organizado pela Associação Coral Unicanto de Londrina, tem como diretor artístico, o maestro José Mário Tomal, a coordenação de Marli Tomal e a parceria (co-realização) com a Universidade Estadual de Londrina, através da Casa de Cultura da instituição. As informações sobre a programação podem ser acessadas pelo site: www.festivalunicantodecorais.com.br

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/Lei Rouaneut- Sec.da Cultura/ Ministério da Cidadania; Indústrias Pennacchi; PB.Lopes - Scania; Bunge; Companhia Cacique de Café Solúvel; Copel/Governo do Paraná.

Apoio: Imobiliária Veneza; Unimed Londrina; LondriVet; Batistute Advogados; Mixer Equipamentos de  Informática; Luiz Carlos Hauly, Catedral de Londrina/Cúria Metropolitana.

Andrea Monclar/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios