Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O filósofo Fabiano de Abreu traz uma reflexão sobre a profunda conexão do idioma com a origem, historia e legado de um povo, assim como seus pensamentos e emoções.

Do que trata a linguagem? O que ela representa? Por que ela existe? Um estudo filosófico e antropológico pretende mostrar que a linguagem é mais do que comunicação, e sim a capacidade que tem um povo de criar uma forma verbal aos seus sentimentos e pensamentos.

O filósofo Fabiano de Abreu tem procurado mostrar, através de suas reflexões e estudos que a linguagem está ligada, na verdade, a quem nós somos, a nossa identidade, a nossa própria alma. Para ele, a nossa alma, ao tentar comunicar-se com o mundo exterior, veio a condensar-se em formas de som articulado, em palavras gráfica e sonoramente originais, como matéria prima para as obras escritas e cantadas de nossos escritores, poetas e cantores, onde nota-se uma empírica compreensão da vida e do que representa o povo português em sua essência, assim como seu legado pelo mundo e nosso idioma.

Fabiano de Abreu considera que a linguagem é obra da natureza e do homem; das coisas falam à nossa sensibilidade, convertida em som articulado; isto é, transborda nossas emoções, vivências e sentimentos: “A origem da língua portuguesa está ligada ao sentimento e as emoções. Tanto dos que partiram, como dos que ficaram a esperar os que partiram voltar. Dos que desbravaram, dos que tiveram coragem, e dos que deixaram, saudade. O português, inclusive, é a única língua a existir uma palavra tão única para um sentimento tão especial, que vai além do “sentir falta”, e que é intraduzível em qualquer outro idioma”.

O português, na melancolia do seu fado, e nos versos de seus poetas, não deixa dúvidas do motivo pelo qual “saudade" só faz sentido em nosso idioma: "o nosso idioma tem toda referência marítima, do mediterrâneo, de tantas emoções e sentimentos dos que partiram, dos que ficaram e esperaram os que partiram, dos que arriscaram-se, desbravaram dos que tiveram coragem e do motivo que criamos a palavra saudade".

E se as coisas nos falam, também nos falam os nossos sentimentos, para serem nomeados e adquirirem expressão vivente: "O português vem do latim, que vem do Império Romano. Falamos um idioma que veio do latim vulgar, que era o latim dos soltados, da população mais pobre e dos agricultores, que representava a sua grande maioria. Apesar dos árabes terem dominado a maior parte do país, não prevaleceram sua cultura e idioma, assim como não prevaleceu a língua dos povos germânicos que por muito tempo dominaram o norte de Portugal. O português como lingua expressa a força, a identidade e a alma portuguesa, essencialmente um auto-retrato, um retrato falado de quem somos”. Conclui Fabiano.

MF Press Global

#JornalUnião

Foto: MF Press Global

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.