Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Segunda semana do Festival Literário de Londrina abre, às 19 horas, com “A Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”

Um assunto extremamente interessante abre a programação da segunda semana do Festival Literário de Londrina, o 16º Londrix: “A Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”. Quem irá falar a respeito é a especialista e pesquisadora Maíra Oliveira Ruggi, de Curitiba. Será nesta segunda-feira (15.03), às 19 horas.  A mediação ficará por conta de Iasmin Mendes.

Diz Maíra Ruggi: “A educação deve passar por uma transformação profunda nos próximos anos, para se adequar às novas demandas sociais. Trata-se de um aprendizado integral e emancipatório. Essa transformaçãocontemplaa inclusão de conteúdo para abranger situações não só profissionais, mas também de convivência em sociedade”.

Ela é fundadora da Reverbera Educação, iniciativa social idealizada para contribuir na discussão de uma educação integral e emancipatória, pensando nos desafios atuais e nas mudanças necessárias para o bem-estar e o bemconviver mundial.

“O Reverbera defende que os ODS sejam transversais ao currículo escolar, que sejam somadas discussões sobre ética, cidadania, questões emocionais, de respeito, diversidade e convivência, afirma citando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Literatura e Samba

O gênero musical mais popular do Brasil será tratado às 19h45 pela reconhecida pesquisadora Juliana Barbosa, de Londrina. Ela vai abordar “A Literatura Cai no Samba”.

“Muitas escolas de samba levaram à avenida vários temas e personalidades da literatura clássica, como por exemplo Carlos Drummond de Andrade [homenageado pela Mangueira no enredo `No Reino das Palavras, 1987)”, informa.

Juliana Barbosa vai contar também a experiência vivida em casa de bambas, entre eles o imenso Nelson Sargento. “Essa vivência me fez ter acesso a muitas coisas, entre elas a literatura. Para mim, as letras de samba constituem uma literatura que transita pelos morros, ruas e botecos”, conclui.

Sobre as participantes

JULIANA BARBOSA - Pesquisadora, doutora em Estudos da Linguagem pela UEL e professora universitária há 19 anos. Produtora cultural desde 2007 e idealizadora do projeto Estação Samba. Autora do livro “Nelson Sargento e as Redes Criativas do Samba”. É apaixonada por samba e carnaval.

Contato: (43) 9 9649.5090

MAÍRA OLIVEIRA RUGGI - Mestre em administração e apaixonada por educação transformadora, voltada ao desenvolvimento sustentável. É fundadora da Reverbera Educação, iniciativa que oferece lives, cursos  e consultorias sobre o tema.  Faz parte do Centro Regional de Integração e Expertise em Educação para o Desenvolvimento Sustentável - Crie Curitiba, que integra uma rede global liderada pela Universidade das Nações Unidas.

Contato: (41) 9 9121.4312

Programação on-line

Em função da pandemia do novo Coronavírus, a interação entre o público e os convidados do Festival Literário de Londrina será on-line.  As conversas podem ser acessadas através dos canais oficiais do Londrix (Facebook e YouTube).

Realizado pela Atrito Arte Artistas e Produtores Associados (AARPA), o 16º Festival Literário de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura. O tema do 16º Londrix é “Literatura e Educação”.

O evento tem parceria com a Universidade Estadual de Londrina, Museu Histórico de Londrina, Atrito Arte Editora. Apoio Cultural: Cultural- Inglês e Espanhole Reverbera: Educação como Caminho para o Desenvolvimento Sustentável.

Antônio Mariano Júnior/Asimp

#JornalUnião

Maíra Oliveira Ruggi, Mestre em administração e apaixonada por educação transformadora, voltada ao desenvolvimento sustentável.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.