Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante sete dias a chama olímpica percorrerá 22 cidades paranaenses e pernoitará em seis delas, incluindo Foz do Iguaçu onde está um dos mais famosos atrativos naturais do mundo: as Cataratas do Iguaçu. A tocha também passará pela capital Curitiba, onde os turistas podem visitar pontos como o Jardim Botânico, o Teatro Ópera de Arame e a Torre em forma de olho do Museu Oscar Niemeyer.

Ponta Grossa, que abriga o Parque Estadual de Vila Velha, também está no roteiro do símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No parque, chamam atenção as gigantescas formações rochosas que mudam de cor conforme a hora e a incidência solar.

Também faz parte do percurso da chama o município de Londrina, famoso por eventos como o Festival de Música e o Festival Internacional de Teatro. O visitante que vai a Londrina pode ainda apreciar o café local, já que a cidade é uma das nove que compõe a Rota do Café. Já em Cascavel, o ponto forte é o turismo de negócios e eventos.

Para ajudar na preservação e na exploração sustentável do turismo nos destinos paranaenses, o Ministério do Turismo apoiou nos últimos anos projetos que somam quase R$ 478 milhões Entre estas obras financiadas destacam-se a construção do Centro de Eventos de Foz do Iguaçu e de sinalização turística em Curitiba.

NA TRILHA Dia 28 de junho, a tocha chega ao Paraná com a primeira parada em Londrina, onde pernoitará. No dia seguinte, segue pelas cidades de Arapongas, Maringá, Campo Mourão antes de passar a noite em Cascavel. Dia 30, a comitiva do revezamento percorre Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu até chegar em Foz do Iguaçu. Em 2 de julho o percurso é retomado e cruza os municípios de Céu Azul, Santa Tereza do Oeste, Realeza, Francisco Beltrão e Pato Branco, para mais um pernoite.

Dia 14 de julho, depois de passear pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a tocha olímpica volta ao Paraná, entrando por São José dos Pinhais. No mesmo dia segue para Curitiba, para a festa de celebração que se repetirá em todas as cidades de pernoite. Nos dias 15 e 16 a comitiva e a vez dos municípios de Fazenda Rio Grande, Araucária, Campo Largo, Ponta Grossa (pernoite) e Castro.

Pontos Turísticos

Foz do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu podem ser vistas de perto em um passeio pelos mirantes e passarelas no Parque Nacional. Aproveite o Macuco Safári, com caminhada pela mata nativa e subida pelo cânion do rio Iguaçu em direção à Garganta do Diabo em barcos infláveis. Também é possível fazer rafting em barco inflável nas corredeiras das Cataratas. No Parque das Aves, caminhe pela mata nativa entre viveiros de tucanos, papagaios, araras-azuis. Para crianças, o Vale dos Dinossauros e o Foz do Iguaçu Park Show. Visite, ainda, o Marco das Três Fronteiras e a Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Ponta Grossa
Visite as gigantescas formações rochosas que mudam de cor conforme a hora e a incidência solar, no Parque Estadual de Vila Velha. Depois tente adivinhar com que figuras se parecem. A maioria já está batizada, a “Taça” é a mais famosa. Esse sítio geológico é uma das maiores atrações do estado. Em Ponta Grossa, a cachoeira da Mariquinha também é outro ponto de ecoturismo, boa para banho e com uma queda de 25 metros.

Curitiba
O Jardim Botânico com espécies da Mata Atlântica. O Teatro Ópera de Arame, que parece flutuar com sua estrutura de metal. A torre em forma de olho do Museu Oscar Niemeyer (MON). Todos são cartões-postais, assim como os parques Barigui e Tanguá. Visite o centro histórico, passando pelo Museu Paranaense, Palácio Garibaldi, Relógio das Flores e Largo da Ordem, com Memorial de Curitiba, Igreja do Rosário e a Casa Romário Martins.  Para um almoço pitoresco, Santa Felicidade é o lugar, com seus rodízios italianos. Aos sábados, mostra de antiguidades na Feirinha Praça da Espanha.

Londrina
Não se passa por Londrina sem provar um cafezinho, já que ela faz parte do circuito formado por nove cidades que compõe a Rota do Café. O roteiro promove o resgate da cultura de produção deste grão na região. Os atrativos da cidade variam desde museus, como o Museu Histórico Pe. Carlos Weiss, monumentos e até parques, como o Parque Municipal Arthur Thomas e o Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda. Londrina ainda abriga eventos como Festival de Música e o Festival Internacional de Teatro.

Cascavel
Mesmo consolidada como um centro de turismo de negócios e eventos, Cascavel possui atrativos que permitem a prática de esportes e passeios em família. Um deles é o Parque Ecológico Paulo Gorski com ciclovia, lago para pesca e canoagem, zoológico e playground. Completam o cenário a Igreja de Nossa Senhora de Fátima e o Teatro do Lago. Outro atrativo do centro é a Casa Dirceu Rosa, onde está o ateliê do escultor, com peças de barro, madeira, cimento e bronze. Já o Parque Municipal Danilo Galafassi abriga o Museu de História Natural e um zoológico com mais de 300 animais.

Pato Branco
O município, no sudoeste do Paraná, abriga um dos maiores eventos natalinos do estado, com desfiles alegóricos e decorações por toda a cidade, incluindo a Casa do Papai Noel. Outros pontos que devem estar no roteiro de visitas em Pato Branco são o Museu Histórico José Zanella, com exposições temporárias e permanentes, e a Paróquia São Pedro Apóstolo, atrativos que formam a identidade do município.

Ministério do Turismo

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.