Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O ingresso para o espetáculo é um quilo de alimento

A abertura oficial da 20ª edição do Festival Unicanto de Corais será nesta terça, 28, às 20h, no Teatro Marista coma apresentação de quatro corais: o Coral do Projeto Crescer, de Arapongas (PR); o Coro Juvenil Cidadão do Amanhã, de Santa Fé do Sul (PR); o coral holandês, Brabants Kamerkoor da cidade de Den Bosch e fechando a noite, o Coro Maria Penedo, de Vitória (ES).

Os primeiros a acordes da programação paralela do evento serão ouvidos na Agência Londrina da Caixa Econômica Federal (avenida Rio de Janeiro, 339- centro), com início às 11h. O Coral da Holanda fará um repertório especial para o público presente no banco, que já patrocina o Unicanto há sete anos.

Os corais da noite

O Coral da Holanda, Brabants Kamerkoor - Coral da Câmera de Brabant – tem 75 anos. Atualmente possui 29 integrantes e é regido pelo maestro Fokko Oldenhuis. A apresentação no Teatro Marista nesta terça, conta com um repertório variado, a capella. Entre as peças está “Northern Lights”, do norueguês “Ola Gleilo” que fala sobre a imensidão da aurora boreal. Outra obra “Mate Saule”, do compositor da Estônia, “P. Vasks” canta a intensidade do brilho do sol.

O Brasil também está na programação do coral com “Pater Noster” de Villa-Lobos e uma homenagem ao Paraná e Londrina, o coral canta peças de Henrique de Curitiba. Grandes compositores holandeses como Sweelinck  e os contemporâneos Manneke e Pirenne também estão no repertório.

O regente Fokko Oldenhuis nasceu na Holanda e passou os seus primeiros anos de infância no Brasil, em Curitiba. Mora na Holanda desde 1980. Estudou no Conservatório de Groningen e Amsterdã onde formou-se com honra e na Holanda é regente de vários corais de câmera. Já regeu concertos em vários países como Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica e também no Brasil,  em 2010 com o coral Utrechtse Studenten Cantorij (no Unicanto). Fokko Oldenhuis é professor no Conservatório de Utrecht, na Holanda.

Cidadão do Amanhã e Maria Penedo

O coral Juvenil Cidadão do Amanhã da cidade de Santa Fé (PR), fundado em 2008, integra a Escola Oficina do Cidadão do Amanhã – EOCA, unidade de atendimento a crianças e adolescentes do Centro de Promoção Humana de Santa Fé. Atualmente o coro é composto por quarenta integrantes a partir de doze anos de idade. Eles são o segundo coral a se apresentarem na programação da abertura do Unicanto.

Nos ensaios são trabalhadas músicas e atividades que constroem e reconstroem o repertório. O Coro Juvenil Cidadão do Amanhã tem um vasto

histórico de apresentações em cidades da região com participações em festivais, encontros de corais, casamentos, entre outros. Segundo a coordenação, a existência do Coro deve-se ao esforço de uma equipe comprometida – regência Dhemy de Brito, coordenação Dirce Viana Barbosa, co-repetição Haíse Pinheiro, monitoria Marcello Teles – e do presidente de Honra da Entidade, Cleibson Moreira da Silva.

O regente, Dhemy de Brito é Bacharel em Canto Erudito pela Universidade Estadual de Maringá e Técnico em Canto Popular pela escola de Música de Cianorte. É Orientador de Atividades Musicais no SESC Maringá, regendo o Coral Municipal Infantil SESC Maringá e o Coral Infanto Juvenil SESC Maringá. Dhemy de Brito rege o coral há seis anos, desde a fundação.

O estado do Espirito Santo também está presente nesta noite de abertura. O coral capixaba, Maria Penedo do Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), de Vitória (ES) participa do 20º Unicanto com uma diversidade de repertório que vai do clássico, passando pelo Rock a MPB. O Coro Maria Penedo é formado por 40 integrantes, foi criado em 1947.

O Coral tem como regente o maestro Heraldo Silva Filho, Bacharel em Música Canto pela Faculdade de Música do Espírito Santo (1992). Pós-Graduado em “Docência para o Ensino Superior” (FABAVI). Regente de vários corais é professor na Faculdade de Música do Espírito Santo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cantor Lírico.

Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/ Ministério da Cultura do Brasil, Caixa, Indústrias Pennacchi, P.B. Lopes - Scania, Bunge; Oi; Construtora Artenge; Regina Festas; com o apoio cultural da Cia Cacique de Café Solúvel, Paiquerê AM e Midiograf.

Alea Comunicação

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.