Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 02/07/2018  10h42

Aids, Artes e debates

Artista Diego Arteiro lança o projeto "Arte Positiva", com pinturas sobre o vírus HIV e debates sobre o tema

O artista plástico londrinense Diego Arteiro lança hoje, 02 o projeto "Arte Positiva, Preconceito e Conscientização”, uma iniciativa que une arte, debates e reflexões sobre a AIDS. Através de uma exposição itinerante, Diego Arteiro vai mostrar suas telas, inspiradas na temática do vírus HIV e participará de uma roda de conversa com profissionais da área da saúde,  pessoas portadoras do vírus e o educador Paulo Wesley Faccio, da Associação Londrinense Interdisciplinar de Aids. O projeto “Arte Positiva” conta com a produção de Cris Resende.

A abertura do "Arte Positiva” acontece hoje às 20h, no Restaurante Brasiliano; na quinta-feira (05) o público poderá apreciar as obras e participar do debate na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, a partir das às 20h; na sexta-feira (06) a exposição permanecerá na mesma Vila Cultural, onde será realizado simultaneamente o “Baile do LP”, porém não haverá o bate papo.

O objetivo do projeto é debater a AIDS,  assunto pouco difundido, mas presente no cotidiano de pessoas, famílias e instituições, e que precisa ser propagado com profundidade e importância através de abordagens em diversas linguagens, de maneira limpa, sem tabus, falando sobre o corpo e efeitos colaterais.

A ideia é apresentar o ser humano complexo, com suas subjetividades, ocupando  espaços do cotidiano, vividos, que acolhem todos os seres, de uma maneira  artística, em um ambiente noturno, cheio de boemia. Desta forma, o artista concebe seu profundo desejo de ter oportunidade de expressão, de uma forma mais leve, trazendo ao espaço que acolhe a obra uma consciência permanente.

Marina Lima

O último quadro de Diego Arteiro foi feito especialmente para uma canção da cantora Marina Lima, em seu novo álbum "Novas Famílias". O artista entregou a tela pessoalmente à cantora, que fez questão de usá-la em seu show.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.