Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O aluno Eduardo Ávila, 14 anos, da Escola de Ballet da Fundação Cultural de Ibiporã, que forma bailarinos desde 1989 e é mantida pelo governo municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, é o mais novo ibiporaense aprovado na melhor escola de ballet do Brasil, a do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC).

Eduardo recebeu na última terça (29/7) a notícia da sua aprovação no rigoroso teste, ao qual foi submetido na segunda-feira (dia 28). Foi um grande presente de aniversário, já que havia completado 14 anos no domingo (27). Eduardo foi um dos 15 aprovados nesta seleção anual de bolsas para ingressar na escola. A audição teve 559 candidatos. A escola do Bolshoi ofereceu 40 bolsas, mas só esses 15 candidatos (13 no ballet clássico e dois no contemporâneo) alcançaram o nível técnico exigido.

“Foi uma alegria muito grande. Minha mãe até passou mal quando soube que eu tinha passado, pois deve ter passado muita coisa na cabeça dela, afinal eu vou passar a morar lá em Joinville”, disse Eduardo. “É uma oportunidade para poucos, então vou aproveitar ao máximo”, assegurou. Ele deve se mudar para Santa Catarina no início de 2015, para concluir antes o Ensino Fundamental em Ibiporã.

Já estão no Bolshoi outras duas ibiporaenses formadas na Escola de Ballet da Fundação Cultural: Stephany Mikaelli Rodrigues, 16 anos, e Melina Cristiane Oliveira, 15.

“Elas recebem apoio da Prefeitura de Ibiporã, por meio de um convênio firmado com o Bolshoi para se manterem lá em Joinville durante essa fase de formação. O convênio paga as despesas com alimentação, estadia e a mãe social, que mora com os alunos”, explica a vice-prefeita Sandra Moya, uma das grandes incentivadoras dos alunos de Ibiporã, que foi também bailarina e a primeira coordenadora da Escola de Ballet do Município, em 89.

“A experiência que o Eduardo terá lá é fantástica. Eles aprendem outro idioma, música, muita disciplina e convivem com a cultura e com professores de outros países”, destacou Sandra Moya.

Stephany e Melina ingressaram no Bolshoi no final de 2008, quando foram aprovadas na seleção, com cinco alunos de Ibiporã (três acabaram retornando). Antes delas, a cidade já havia enviado para o Bolshoi a menina Danúbia Caroline Barbosa Pereira, que hoje dança por uma das grandes companhias de ballet da Áustria, a Salzburg Landestheater.

Os alunos ficam em média até os 18 ou 19 anos para concluir a escola do Bolshoi e saem bailarinos. A professora Leila Assis, da Fundação Cultural, ficou muito contente com o desempenho de Eduardo, que começou no ballet há apenas um ano e já teve o seu esforço premiado, auxiliado pelo seu biotipo.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Julio Dutra, enfatiza que todos os cursos oferecidos pela Secretaria de Cultura em Ibiporã são gratuitos. “Vejo com esta e outras conquistas que estamos no caminho certo e que através da Secretaria estamos oportunizando cada vez mais novos talentos. Nossa escola de dança executa um trabalho de excelência com professores que foram formados pela própria escola e ainda conta com todo o empenho e dedicação da coordenadora Leila de Assis, grande responsável por manter, com determinação, a chama da dança sempre acesa”, disse o secretário.

Eduardo Ávila conheceu a Fundação Cultural em 2011 e ingressou como aluno de teatro. Logo foi inserido no grupo infanto-juvenil, que estava iniciando a montagem do espetáculo “Filhote de Espantalho”, apresentado pela primeira vez em meados de 2012. Eduardo é um dos protagonistas da peça e o seu interesse por se tornar “um ator completo” o levou à Escola de Ballet, na qual iniciou em maio do ano passado.

“Agora, no Bolshoi, ele alçará voos mais altos. Parabéns pela conquista e leve o nome de Ibiporã para o Brasil e o mundo!”, finalizou o prefeito José Maria Ferreira, que tem destinado grandes recursos do orçamento à área da cultura.

#JornalUnião

Divulgação

Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.