Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Núcleo Ás de Paus retorna a Londrina depois de uma jornada pelo nordeste do Brasil e apresenta o espetáculo A Pereira da Tia Miséria neste sábado (18/07), ao meio dia, em frente ao Banco do Brasil, no Calçadão de Londrina.

A jornada da companhia pelas terras nordestinas começou na cidade de Maracanaú, onde o grupo participou do II Festival Nacional de Teatro de Rua do Ceará, entre os dias 4 e 6 de junho. Depois o grupo seguiu para VIII Festival dos Inhamuns, Circo, Bonecos e Artes de Rua, que aconteceu na cidade de Tauá, de 7 a 9, e em Arneiroz, de 11 a 13 de junho. Estes festivais proporcionaram grandes encontros entre coletivos de arte do Brasil e de fora, que resultou numa importante experiência para a companhia que, além de conhecer o interior cearense, compartilhou seu trabalho com outros artistas e com o público extremamente acolhedor e caloroso destas cidades.

Do Ceará o grupo seguiu pelas estradas do Piauí até chegar ao Maranhão, para a segunda etapa desta jornada. Em São Luís, o Núcleo Ás de Paus deu início ao projeto Emaranhado: jornada em busca das riquezas nas terras esquecidas entre o Grajaú e o Parnaíba, aprovado no edital Artes na Rua 2014, da Funarte. Além da capital, o grupo londrinense compartilhou o seu trabalho com comunidades carentes de Belágua, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande e Matões do Norte. Nesta jornada, a companhia semeou sua arte por lugares singulares e colheu muitas riquezas por onde passou.

Esta apresentação marca o início das comemorações do 5º aniversário do espetáculo A Pereira da Tia Miséria, que estreou em agosto de 2010 e, desde então, o Núcleo Ás de Paus já realizou cerca de 190 apresentações em espaços públicos de todas as regiões brasileiras, compondo a programação de diversos festivais de teatro e projetos de circulação do país. O grupo acredita nos bons frutos que este trabalho pode gerar, e segue rumo ao número 200. Também é o fechamento de um ciclo para a companhia e para a atriz, Bruna Monã, que se despede do grupo e da cidade. A atriz, que está desde a fundação do Ás de Paus, conclui uma etapa da sua jornada nas terras londrinenses e, em agosto, inicia uma nova trajetória artística no litoral de São Paulo.

O Núcleo Ás de Paus é um coletivo de artistas que trabalham por uma pesquisa teatral pautada no trabalho colaborativo. Em suas produções, instrumentos de equilibrismo como pernas de pau, muletas, bastões e outros elementos formam os denominados “prolongamentos do corpo do ator”, síntese de um entendimento continuamente pesquisado pelo Ás de Paus em seu estudo diário. Com este espetáculo a companhia recebeu premiações significativas como os Troféus Gralha Azul 2011 (principal premiação para as produções teatrais de grupos do Estado do Paraná) nas categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Ator e Melhor Figurino.

O espetáculo

A Fome personificou-se em uma criança nascida da Miséria, separou-se de sua mãe e, desde então, percorre o mundo trazendo sofrimento a todos. Tia Miséria, no dia em que deveria morrer, engana a Morte, que acaba ficando presa em sua árvore. Por meio de um acordo feito diante do olhar de todos, Tia Miséria liberta a Morte e pede, em troca, que a sua vida não seja levada. Decide, então, viver ingenuamente procurando pelo seu filho para que, somente junto dele, possa abandonar este mundo que nunca os quis.

Asimp/Núcleo Ás de Paus

#JornalUnião

Foto: Artur Junges

Foto: Artur Junges

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.