Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Abertura da seletiva contará com o Balé Teatro Guaíra no dia 1º

A cidade de Apucarana (PR) vai receber neste final de semana, entre os dias 1º a 3 de maio, a seletiva da Mostra Paranaense de Dança 2015. Na abertura do evento, dia 1º, o Balé Teatro Guaíra fará as apresentações dos trabalhos Orikis e Trânsito, ambos de Ana Vitória, com entrada franca.

Já a seletiva, nos dias 2 e 3, contará com a participação de mais de 400 artistas de 31 grupos de diversas cidades como Apucarana, Maringá, Loanda, Nova Esperança, Paranavaí, Engenheiro Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Londrina, Ibiporã e Cornélio Procópio, com a apresentação de 130 coreografias. “Essa é a segunda seletiva da Mostra 2015 e estamos vendo excelentes trabalhos. Nossa expectativa para Apucarana não é diferente e temos certeza que sairão ótimos classificados para a grande final da Mostra”, diz a coordenadora do evento, Simone Bönisch.

Ainda durante os dias da seletiva, a Mostra ofertará oficinas de aprimoramento técnico e artístico, também gratuitas. Os participantes são convidados a doar leite em pó, que será revertido para entidades carentes locais.

A Mostra Paranaense de Dança 2015 é um projeto realizado via Lei de Incentivo, com produção da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, Galvão Locações, RDO Brasil e Prefeituras Municipais de Ponta Grossa, Apucarana e Pato Branco, patrocínio do O Boticário na Dança e realização Ministério da Cultura – Governo Federal.

As demais seletivas serão realizadas nas cidades de Curitiba (de 6 a 10 de maio); e em Pato Branco (de 22 a 24 de maio).

Balé Teatro Guaíra

Na abertura do evento, dia 1º, o público poderá assistir o Balé Teatro Guaíra, com Trânsito e Orikis. Trânsito trata da diversidade rítmica e formal. Sua fonte foram ritmos tribais de culturas distintas organizados pelo compositor Cláudio Dauelsberg - diversidade que também aparece na movimentação cênica, sempre linear e seca. A coreógrafa acredita que o trânsito é o movimento inexorável e que é impossível não se submeter a ele. Já Orikis é inspirado na música de Vadji. Ana Vitória partiu do princípio de que ORI é cabeça e nela estão concentradas todas as características dos Orixás. O trabalho é calcado no ritmo e impulsionado pela exploração da temática ritualística.

Final

A grande final da Mostra Paranaense de Dança 2015 está agendada para os dias 5 a 7 de junho, no Guairão - Curitiba. Também contará com a participação do Balé Teatro Guaíra, além de outras companhias profissionais da capital.

Neste período, o público também poderá participar de oficinas de aprimoramento técnico e artístico, gratuitas.

As inscrições para as oficinas serão realizadas pelo site: www.ababtg.org.br/mostra.

Asimp/Mostra Paranaense de Dança

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.