Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Escola Municipal de Dança de Londrina tem se destacado como um celeiro de talentos do balé clássico. Nos últimos três anos, quatro dançarinos da Fundação Cultura Artística de Londrina foram aprovados nas concorridas audições da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, única sede da instituição fora da Rússia. O mais novo pé-vermelho que prepara as malas para Joinville (SC) é Matheus Nemoto, que superou mais de 450 concorrentes do Brasil e do exterior. A seletiva aconteceu durante o Festival de Joinville, no final de julho.

O bailarino pratica cerca de oito horas diárias de dança na Funcart. Além das aulas de clássico, ele também acompanha os ensaios do Ballet de Londrina (companhia oficial da cidade), participa dos ensaios de espetáculos da Escola Municipal de Dança e frequenta projetos como o Dança nas Escolas e o Faces de Londrina.

Tanta dedicação somada ao talento tem feito Matheus colher bons frutos. Exatamente um mês antes da conquista em Joinville, o londrinense de apenas 17 anos já tinha sido eleito o melhor bailarino da Mostra Paranaense de Dança, festival promovido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG), de Curitiba. O ingresso na Escola do Teatro Bolshoi, no entanto, foi a realização de um sonho. “É uma formação completa, porque eles oferecem formação em história da música, história da dança, teatro, sem contar os ensaios de clássico e de contemporâneo”, explica o bailarino.    

Seleção

As audições do Bolshoi Brasil são conhecidas pelo rigor na avaliação física e artística dos candidatos. A seleção inclui duas etapas. A primeira é a “médica-fisioterápica”, em que os bailarinos passam por testes em que são analisados aspectos como musculatura, articulações, postura, habilidades motoras e percentual de massa corpórea. A segunda fase é chamada “artístico-musical e cognitiva”, em que entram quesitos como musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual.

“Percebi, no teste, como a formação com os professores aqui de Londrina me auxiliou. Muitos dos exercícios da audição eu já tinha praticado na Funcart e, por isso, sabia exatamente o que eles estavam propondo”, recorda o bailarino.

As aulas de Matheus no Bolshoi Brasil começam em fevereiro de 2015, quando ele deve mudar-se para Joinville. Todos os ingressantes recebem da instituição acompanhamento médico, uniformes e alimentação durante o período das atividades. É exigido dos alunos dedicação e rígida disciplina. Parte dos professores que lecionam na sede brasileira vieram do Bolshoi de Moscou.

Um pouco da história

Matheus Nemoto tinha 14 anos de idade quando assistiu pela primeira vez a uma apresentação de dança do Grupo Faces de Londrina. Gostou tanto do que viu que resolveu participar das aulas do grupo, que trabalha com dança contemporânea. “Até aquele momento, nunca tinha visto uma apresentação de dança. Não tinha contato nenhum com este universo”, diz o jovem.

Ainda que tenha começado a prática relativamente tarde para um dançarino, Matheus revelou-se um talento a ser lapidado, o que foi percebido por seu professor do Grupo Faces. Foi assim que o instrutor, que também dá aulas na Funcart, convidou o jovem para participar da Escola Municipal de Dança, onde Matheus passou a estudar balé clássico.

Agora que foi selecionado para o sexto ano da Escola do Teatro Bolshoi, o bailarino já mira o futuro e traça planos. “Pretendo terminar o curso, o que levará três anos, e então seguir a carreira como profissional em uma companhia.”

O balé ocupa um lugar importante na vida de Matheus. Ele revela que sua peça favorita é O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky e seu compositor preferido é Stravinsky. Ambos russos como o Bolshoi.

Trabalho continuado

A Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart) é uma organização privada, sem fins lucrativos, que iniciou suas atividades em 1994.
No campo da dança, a Fundação gerencia uma companhia profissional, uma escola e um grupo de dança amador. Já na área de teatro, a Funcart administra uma escola e um teatro de lona com 200 poltronas.

Sônia Secco, coordenadora da Escola Municipal de Dança, explica que a Prefeitura de Londrina tem um papel importante na manutenção das atividades da Funcart. “Através da Secretaria de Cultura, a administração municipal realiza um repasse anual de recursos para a Funcart. Esse dinheiro é usado no pagamento dos professores e funcionários da instituição.”

Em contrapartida, a Funcart realiza atividades de cunho social. Entre essas iniciativas está o oferecimento de bolsas de estudo parciais e integrais para alunos da rede municipal de ensino, que as obtêm através de processos seletivos realizados nas escolas.

O trabalho realizado vem rendendo frutos. Pedro Frizon, aluno da Funcart que foi selecionado para a Escola de Teatro Bolshoi em 2012, já está no último ano do curso e vem participando de audiências de companhias internacionais, que vão à escola, em Joinville, para selecionar talentos.

Os gêmeos Igor e Hugo Vargas, selecionados em 2013, estão no sexto ano do curso do Bolshoi Brasil. “Um bailarino profissional demora oito anos para estar formado”, explica Sônia. Assim, os jovens, que iniciaram sua formação na Escola Municipal de Dança, irão concluí-la na Escola do Bolshoi Brasil.  

Núcleo de Comunicação/PML com Assessoria de Imprensa da Funcart 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.