Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir de hoje (5), a Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza irá ampliar o horário de atendimento ao público. O espaço estará aberto das 7h30 às 19 horas, de segunda a sexta-feira, suprindo a uma demanda da população. 

O objetivo da ampliação do horário é melhor servir à população e, também, expandir os serviços oferecidos, tornando a biblioteca mais dinâmica, viva e interativa, possibilitando um diálogo maior com a comunidade. Devido a um contingenciamento de recursos, desde o dia 1 de abril de 2016, o local estava atendendo das 10 às 18 horas.

Cesaro ressaltou que a iniciativa é resultado de uma demanda da comunidade, que tem feito diversos pedidos para que a Biblioteca Pública funcione em horário estendido. E também do esforço dos servidores da Biblioteca, que aceitaram mudanças em seus horários de trabalho, devido a importância que isto representa para a população.

“Esta ampliação possibilita que as pessoas que trabalham em horário comercial possam frequentar a Biblioteca Pública, tanto antes de iniciarem seus expedientes, quanto depois de encerrem seus trabalhos”, disse. Segundo o secretário, a medida também resulta de um pedido do prefeito Marcelo Belinati, que solicitou uma revisão dos serviços prestados à comunidade, a fim de buscar a ampliação dos mesmos.

A diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, explicou que quando a Biblioteca abre, às 10 horas, já há diversas pessoas esperando na porta para serem atendidas. E isso demonstra a importância da ampliação do atendimento ao público. “Temos, na Biblioteca, um Mural de Empregos, atualizado diariamente, e isso chama muito a atenção da população, que também tem acesso ao jornal do dia. Por isso, percebemos que, se abrirmos a biblioteca mais cedo, estas pessoas terão mais acesso a estas oportunidades, além de possibilitar o atendimento às pessoas que trabalham no comércio”, frisou.

Projetos - Indo de encontro com o objetivo da atual gestão de ampliar os serviços oferecidos à população, no ano de 2017 foram implantados dois projetos na Biblioteca Pública. O “Literatura na Biblioteca” disponibiliza à comunidade palestras e debates acerca das obras literárias solicitadas no vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). E no projeto “Toda quinta tem história”, voluntários realizam a contação de histórias infantis nas bibliotecas do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais, para as crianças das comunidades da região.

Histórico – Criada em 23 de novembro de 1940, pelo Decreto nº 78, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina durante anos não passava de um amontoado de livros nos porões do antigo prédio da prefeitura. Apenas onze anos depois a Biblioteca foi realmente inaugurada, em 4 de setembro de 1951, na Rua Santa Catarina, no mesmo prédio que abrigava o Paço Municipal.

Em 1974, recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114/1974, em homenagem ao ex-governador do Paraná. Após ser transferida para outros endereços, somente em 1984 a biblioteca passou a funcionar na atual sede, ampliando os espaços e proporcionando a criação da Biblioteca Infantil e do Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum), além de oferecer melhores condições de atendimento ao usuário.

Em 2016, a Biblioteca Infantil foi transferida para o prédio da antiga Casa da Criança, e os espaços que foram desocupados passaram a fazer parte do setor de Processamento Técnico da Biblioteca Pública, onde são analisados, catalogados, cadastrados e armazenados os mais diversos tipos de livros que compõem os acervos das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.

Atualmente, a Biblioteca atende diariamente uma média de 500 leitores e usuários e conta com vários espaços para estudo e um grande acervo de livros, apostilas e materiais de referência, que podem ser utilizados para consulta no local. O usuário também pode realizar o empréstimo domiciliar de livros, após fazer o cadastro e a carteirinha da Biblioteca.

A Biblioteca possui, ainda, o setor da Hemeroteca, que arquiva as notícias de jornais por assunto, o setor de Periódicos, o Arquivo Retrospectivo e a Sala Londrina-Paraná, que conta com um acervo especializado na história local. Além dos espaços, a Biblioteca também oferece serviços à população, como realização de fotocópias, disponibilização de computadores no Telecentro Comunitário, que permite o acesso gratuito à internet, e também o Mural de Empregos, onde são informadas as vagas de empregos de classificados de jornais e também as vagas disponibilizadas pela Agência do Trabalhador.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.