Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Palestras, oficinas, distribuição e lançamento de livros estão entre as ações programadas

Visando promover o incentivo à leitura e democratizar o acesso à informação, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas, prossegue com a comemoração da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, nesta sexta-feira (25). Dentre as atividades que integram a programação, haverá ações voltadas ao público em geral, de forma gratuita, que serão realizadas em bibliotecas de Londrina.

Segundo o coordenador de Atendimento, Programação e Extensão da SMC, Guilherme Yung Wing Li, a iniciativa busca aproximar a comunidade e esses locais. “A expectativa é que as pessoas participem das atividades que estão sendo desenvolvidas, de modo que possam conhecer e aproveitar os espaços das bibliotecas, que são bem dinâmicos”, afirmou.

As atividades terão início às 8h, na biblioteca do Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU). Até às 13h30, será realizado no local o “Livro na Praça CEU”. A atividade prevê a distribuição de livros nas proximidades, como no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no corredor da biblioteca, no parquinho infantil, na porta do cineteatro e na quadra de esportes. A ação é voltada para a comunidade em geral, de forma gratuita. O endereço é Rua Angelo Gaiotto, s/n, no Jardim Santa Rita I.

Das 13h30 às 22h, a biblioteca da Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA) promove o “Leve. É Seu!”, uma atividade de conscientização acerca da leitura e do respeito com o livro, por meio de ações recreativas, de gincanas e de lazer. Poderão participar os frequentadores do local, que fica na Rua Martinho Lutero, 277, na Gleba Fazenda Palhano.

O Instituto de Educação Infantil e Juvenil (Escola IEIJ) oferece uma oficina de Pequenos Reparos, que irá atender 15 pessoas da comunidade interna da escola. A atividade será conduzida por Lucineia Chamorro e Silva, e irá acontecer das 14h às 16h, na Rua Bélgica, 296.

Também das 14h às 16h, terá a oficina de Poesia Metafórica, na sala 6B do campus Alagoas do Instituto Federal do Paraná (IFPR), ministrada pelo professor Ênio Caldeira. Mais tarde, a unidade também terá a “Roda de Conversa: Sarau Literário”, das 17h30 às 19h. Ambas as atividades são voltadas para o público interno do Instituto, que fica na Rua Alagoas, 2.001, centro.

Na Biblioteca Pública Infantil, terá contação da história Sítio do Picapau Amarelo, conduzida pela pedagoga Adriana de Andrade Adami. A atividade é aberta para o público em geral e acontece das 15h às 16h, de forma gratuita. A biblioteca fica em frente à Concha Acústica, na Rua Maestro Egidio Camargo do Amaral, Praça 1º de Maio, 110, no Centro. A participação pode ser confirmada pelo telefone 3371-6603.

A programação de sexta-feira termina com duas atividades na Biblioteca do Sesc Londrina Centro. A partir das 18 horas, terá o lançamento e autógrafo dos livros “De professor para professor” (2019) e “Bento aprendia com tudo” (2018), do doutor em psicologia pela Unesp (SP) e mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Sergio Vale da Paixão. Em seguida, das 19h30 às 21h30, terá uma palestra com o tema “Contar para Transformar”, conduzida por Nina Brondi.

Ambas as atividades são gratuitas e voltadas para o público geral. As inscrições devem ser feitas pelos telefones 3305-7824 e 3305-7800. Para quem deseja receber certificado, basta doar dois quilos de ração para cachorro, em prol do abrigo A Casa dos 240 Cães. O Sesc Centro fica na Rua Fernando de Noronha, 264.

NCPML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios