Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Livro escrito por professor de Direito mostra premissas que podem limitar o crescimento econômico da nação

O professor Fabio Fernandes Neves Benfatti, coordenador do curso de Direito da Faculdade Pitágoras Londrina, está lançando o livro Direito ao Desenvolvimento, pela Saraiva. A obra já teve pré-lançamento em São Paulo, recentemente, na Universidade Mackenzie e na Livraria Cultura e trata do direito ao desenvolvimento da infraestrutura do País.

Uma das informações mais interessantes do livro é a de que o Brasil tem um modelo de desenvolvimento constitucionalmente definido. “O nosso país é o único do mundo a determinar uma política de desenvolvimento econômico na sua Constituição. Ela está prevista no Artigo 170 e tem uma série de premissas que embora sejam muito boas, podem limitar o crescimento”, explica o professor, que gastou três anos de pesquisa para escrever o livro.

Uma dessas premissas é um modelo de desenvolvimento baseado em pequenas empresas. “Talvez isso explique essa questão cultural que faz o brasileiro ‘gostar’ de toda empresa pequena e apresentar uma desconfiança natural de empresas grandes”, observa Benfatti. O mesmo acontece com as propriedades rurais.

Outra premissa é o pleno emprego. De acordo com a Constituição, o Brasil quer um desenvolvimento que não gere desemprego. “Isso é quase um contrassenso e nesse cenário também se percebe uma necessidade imperiosa de qualificação de mão de obra”, enfatiza.

O autor cita ainda a questão da preservação do meio ambiente, que explica tantos embates e polêmicas na hora de construir usinas e a cidadania, que prevê desenvolvimento que agregue valores para a sociedade. A ênfase na criação de empresas nacionais é outra premissa que segundo o professor vem de uma herança negativa de protecionismo do mercado interno. Para entender melhor o impacto desse tipo de posicionamento é só pensar na exigência da participação da Petrobás na exploração do Pre-Sal.

“Meu livro é uma análise crítica questionando o risco de não se chegar ao desenvolvimento pretendido e necessário para o País. As premissas são boas mas podem atravancar nosso crescimento econômico. Por outro lado, será que vale a pena desenvolvimento a qualquer preço? O Brasil é corajoso ao definir limites e fez uma escolha audaciosa ao colocar esses limites na Constituição mas creio que a legislação só serve quando traz benefícios para a sociedade, por isso entendo que essas premissas devem ser revistas e discutidas, sempre”, conclui.

Benfatti é doutorando em Direito Econômico e tem outras duas publicações anteriores: Curso de Direito Empresarial e A Força Normativa do Desenvolvimento Econômico. O novo livro aborda um tema pouco explorado,  é direcionado a alunos de pós-graduação e está em todas as prateleiras da Saraiva no território nacional.

Phoenix Finardi Martins/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.