Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Continua a programação do CICLO Sedentos nesse final de semana com alguns eventos abertos ao público. No sábado (04) às 16h, o coletivo Ciranda da Paz recebe a visita dos participantes do Workshop com o Open Program/WorkcenterofJerzyGrotowskiand Thomas Richards durante a realização do evento “Mural das Artes”, que acontece na Rua Nossa Senhora das Graças, no Bairro Nossa Senhora da Paz também no domingo (05). Na programação do evento, oficina de circo, batalha de rimas, apresentações musicais, brincadeiras e contação de histórias e ações de grafite em muros residenciais. As atividades acontecem, dias 04 e 05, das 10h às 12h e na parte da tarde, das 14h às 18h. O Ciranda da Paz é um dos participantes do Cartão de Visitas, uma das ações do CICLO no biênio 2020/2021 juntamente com a Plenárias de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o projeto Brisa: Saraus Artísticos da Funcart e estudantes da CUIA – Comissão Universidade para os Índios, da Universidade Estadual de Londrina. A vinda de Mario Biagini para Londrina marca o encerramento da primeira fase do Cartão de Visitas e direciona para a evolução do conceito da ação em 2022.

Na segunda-feira (06), Mario Biagini, diretor associado do Open Program, faz um conferência no Espaço Vila Rica, às 11h, evento presencial, com transmissão online pelo canal YouTube do CICLO, com a participação de um intérprete de libras. Na conferência, Biagini fala sobre o seu trabalho neste momento, de como as ações foram afetadas pela pandemia, suas ideias para o futuro e o trabalho teatral de grupo. Até o dia 08 de dezembro, Biagini também ministra um seminário para professores universitários e interessados em geral, na UniCesumar. O CICLO é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da UniCesumar e Copel; realização da Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Apoio da Superintendência Estadual de Cultura, Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, Visualitá Gestão em Design Estratégico, Teatro Della Toscana, GreatGlobe Foundation e Restaurante Caco Self Service e Oskman Advocacia. Parceira Institucional: Festival Internacional de Música de Londrina, Folha de Londrina e Espaço Vila Rica.

No dia 09 de dezembro, às 20h, no estacionamento da UniCesumar (Av. Santa Monica, 450) acontece a estreia do espetáculo “Sedentos”, inspirado em trechos da obra A Grande Bebedeira, do escritor surrealista francês René Daumal. A performance, coordenada pelo Open Program e com dramaturgia de Mario Biagini, é um work in progress a partir de trechos selecionados do livro de Daumal com vários elementos cênicos e muita música, todas composições originais e executadas ao vivo pelos participantes. No elenco do espetáculo, além dos participantes londrinenses do Cartão de Visitas, membros do Open Program e convidados do Brasil, Turquia, Chile, Coréia e Colômbia. Junto com a performance teatral acontece também a instalação “Te Darei o Céu”, do artista plástico londrinense Danillo Villa. Os eventos são ao ar livre, gratuitos e abertos ao públicoe com tradução em libras. Classificação indicativa: Livres. “Sedentos” tem reapresentação no dia 11 de dezembro, no mesmo local e horário.

CICLO

Concebido antes da pandemia, o CICLO fez sua estreia em meados de 2020, no auge da crise sanitária, por meio de recursos próprios e com importantes parcerias nacionais e internacionais. Com uma programação atenta aos movimentos da sociedade e seu relacionamento com a arte e cultura, o CICLO demonstrou sua capacidade de realização e sua missão de contribuir no contágio positivo da beleza, do acolhimento e da sensibilidade em tempos tão duros. Ainda em 2020, realizou um verdadeiro festival online com espetáculos, encontros e um evento ao ar livre, o Rever a Volta, com projeções no Edifício JulioFuganti, no coração de Londrina. Em 2021, as atividades continuaram na forma de encontros virtuais entre os participantes do Cartão de Visitas e a realização do “CICLO na Concha”, com a intervenção artística “Eu te Darei o Céu”, assinada pelo artista plástico Danillo Villa no dia 01 de maio.

Todos os eventos e encontros seguem os protocolos de saúde pensados especialmente para atender as características dos mesmos e exigências dos decretos vigentes. Pensando na segurança de todos que irão participar do evento, o CICLO se compromete a seguir todas as normas sanitárias contra a COVID-19, como afirmam Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves, da Palipalan Arte e Cultura. Mais do que um festival, o CICLO é um movimento aberto e horizontal, lugar onde todos os corpos têm seu espaço, ecoando as vozes da tradição e da contemporaneidade. “Beleza e poesia são fundamentais nesse novo caminho que começamos a trilhar. Essa é a missão que nos colocamos e que já estamos cumprindo”, afirma Maria Fernanda Coelho. O CICLO é também um festival multicultural que coloca a arte e a cultura em constante movimento, propondo uma forma positiva de contágio pela arte. “Um festival que abraça a vocação de Londrina para todas as artes, uma tribuna aberta à discussão, à alegria, à beleza e ao pensamento”, completa Patricia Braga Alves.

Janaína Ávila/Asimp

#JornalUnião

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.