Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dividida em quatro etapas, mostra Giros inclui grupos de Londrina, Brasil, América Latina e Europa; espetáculos serão exibidos gratuitamente entre 4 e 13 de dezembro

O Circuito Artes e Conceitos de Londrina (CICLO) promove, entre 4 e 13 de dezembro, a mostra on-line de teatro Giros. Os espetáculos serão exibidos, de forma gratuita, no canal do CICLO no YouTube, e ficarão disponíveis por 24 horas para visualização. A programação completa pode ser conferida na página de Facebook do projeto.

O nome do festival está relacionado a uma das características do CICLO: a de ser um movimento em constante construção. Os grupos participantes estão divididos em quatro etapas. A primeira delas é o Giro Tradição, que contará com a participação do mítico Odin Teatret (Dinamarca), do Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) e do Teatro Potlach (Itália). A mostra continuará com uma seleção de grupos da América Latina, no Giro Internacional; do Brasil, no Giro Nacional; e de Londrina, no Giro Local.

Todas as apresentações do Giro Tradição são legendadas, e a classificação indicativa de cada evento pode ser consultada no canal do CICLO no YouTube.

Os Giros

A partir da indicação de sua equipe de curadores, o CICLO traz um recorte da produção londrinense no Giro Local. A intenção é ampliar os horizontes desses espetáculos e coletivos, levando-os a serem vistos por um público nacional e internacionalmente diverso, formado por participantes de uma rede que está sendo criada com empenho e paixão. O Giro Nacional, por sua vez, apresentará um desenho entremeado por linguagens e necessidades diversas que o tempo atual exige da arte. Entre os temas abordados, estarão as questões sociais do Brasil e sua ligação com a América Latina.

Com um olhar para além das fronteiras nacionais, o Giro Internacional leva o CICLO e o seu público a mergulharem no resgate da memória, da oralidade, da linguagem, da cosmovisão e da cultura do povo indígena e da defesa dos direitos humanos por meio das artes cênicas. Essa etapa conta com a participação de coletivos da Bolívia, Chile e Guatemala. Já a programação do Giro Tradição é tanto inquietante, quanto acolhedora. Composta por três grupos europeus de referência, que têm realizado experiências impactantes no campo das artes cênicas, essa fase une a tradição a um futuro potencialmente tão fértil quanto o passado.

Rever a Volta

Para celebrar o aniversário de 86 anos de Londrina, o CICLO vai realizar, no dia 9 de dezembro, mais uma exibição da intervenção artística Rever a Volta. Na ocasião, a fachada do histórico Edifício Júlio Fuganti, no Centro de Londrina, será transformada em uma tela gigante para a apresentação de um vídeo de cinco minutos que mostra ações e artistas que fazem parte do movimento. A projeção será realizada em looping, entre as 19h e as 21h. A organização pede ao público que respeite os protocolos de saúde e os decretos vigentes, mantendo o distanciamento e fazendo uso de máscaras.

CICLO – Idealizado pela Palipalan Arte e Cultura, o Circuito Artes e Conceitos de Londrina é um festival multidisciplinar em fase de captação. Ele reúne artistas locais e internacionais de diferentes campos, como teatro, audiovisual, dança e música. Suas atividades têm ações on-line e presenciais – adaptadas ao contexto da pandemia causada pelo novo Coronavírus. A iniciativa conta com apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e da Superintendência Estadual de Cultura, e inclui a Folha de Londrina e a RIC Record TV como media partners.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.