Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O projeto de cinema itinerante da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o Cinespar, começará as exibições do ano ampliando a área de abrangência. A ação que atendia apenas os moradores da Comunidade dos Municípios da região de Campo Mourão (Comcam) chegará em novas microrregiões paranaenses. Para abrir os trabalhos de 2016, a Ilha de Superagui será o primeiro local a receber a equipe do projeto no sábado, 16, com a apresentação do filme “Narradores de Javé”.

Com o objetivo de levar cultura para espaços públicos e divulgar filmes nacionais e documentários latino-americanos, o Cinespar também fará exibição em Guaraqueçaba, município que acolhe a Ilha de Superagui. O filme “Um fofoqueiro no céu”, de Amácio Mazzaropi, será projetado aos moradores no domingo, 17, em praça pública.

O roteiro seguirá ainda para a região metropolitana de Curitiba. Em Doutor Ulyssses estão previstas exibições na segunda e terça-feira, às 20 horas. A primeira será na praça central e a outra no Campo da Figueira. O trajeto também inclui passagem para atender aos morados de Cerro Azul.

A nova fase do Cinespar foi lançada em outubro do ano passado, no entanto as atividades foram iniciadas em 2011. Antes, denominado Cine Fecilcam, pertencia a Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Com a transformação da instituição em campus da Unespar o projeto foi reformulado e aprovado em nova edição do programa Universidade Sem Fronteiras (USF).

De acordo com a coordenadora, professora Áurea Andrade Viana de Andrade, a reformulação e a transformação da faculdade em universidade possibilitou o crescimento do projeto. “Todas as nossas visitas são gratuitas e temos a oportunidade de aproximar a Unespar da população que é atendida em nossos campi. A iniciativa nasceu da necessidade que identificamos de tornar o cinema, considerado a sétima arte, mais acessível”, pontua.

Para percorrer os municípios paranaenses, o Cinespar conta uma van, telão, equipamentos de som, projeção e cadeiras que foram adquiridos com recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e Fundo Paraná.

Cássio Henrique Ceniz/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.