Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Podem participar alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, que se encontram a partir do 4º ano do Ensino Fundamental

A ONG Londrina Pazeando, com apoio do Conselho Municipal de Cultura da Paz (COMPAZ), está promovendo a 18ª edição da coletânea Londrina Pazeando. A proposta da iniciativa é produzir um livro com textos de alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da cidade, o qual será divulgado tanto de forma digital como impressa. As inscrições foram abertas no dia 1 de julho e se estenderão até 30 de agosto.

Para participar é simples, basta a unidade de ensino interessada enviar aos seus alunos as duas perguntas que deverão ser respondidas, com o objetivo de integrar a coletânea: “O que você sentiu e aprendeu jogando a Trilha da Paz?” e “Por que foi importante Londrina pazear nestes 20 anos?”.

A primeira questão diz respeito ao game virtual “Trilha da Paz”, que pode ser acessado clicando aqui. Em formato de tabuleiro o jogo busca trazer informações sobre o conceito de paz, de uma maneira lúdica e didática. Já a segunda pergunta refere-se ao trabalho desenvolvido pela ONG Londrina Pazeando durante os seus 20 anos de atividade no município.

Links de apoio para a produção dos textos, bem como a ficha de inscrição, podem ser encontrados por meio do regulamento do projeto (londrinapazeando.org.br/livro-2020-regulamento/). Ao todo as redações devem conter, no máximo, de 10 a 20 linhas.  Vale ressaltar que somente é permitida a inscrição de alunos que se encontram a partir do 4º ano do Ensino Fundamental.

Após o recebimento das respostas, a escola participante deverá selecionar três textos, que vão integrar o livro digital do Londrina Pazeando, e enviá-los ao e-mail londrinapazeando@gmail.com. O exemplar on-line ficará acessível a qualquer pessoa, através do site da ONG. A obra física, por sua vez, será lançada somente na terceira semana de novembro e contará com apenas uma redação de cada escola. A ideia é que ainda seja realizada uma noite de autógrafos, na Livraria Curitiba do Shopping Catuai, com a participação de todos os alunos do projeto – esta proposta, porém, depende da evolução no combate à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o secretário do COMPAZ e gestor do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a iniciativa é uma das atividades promovidas pela ONG com o objetivo de refletir sobre o bem comum da sociedade. “Nestes últimos 20 anos, a ONG Londrina Pazeando tem cumprido com o propósito de educar para a paz. Este conceito é muito amplo, pois envolve uma série de questões globais. Significa, portanto, que não dá para promover paz somente para você, afinal é algo muito mais coletivo. Dentro desta proposta temos realizado diversas atividades com o intuito de fazer com que as pessoas reflitam no bem uma das outras”, afirmou.

Na última edição da coletânea Londrina Pazeando, realizada em 2019, 29 escolas participaram da ação e 96 alunos foram contemplados. O projeto é uma organização da ONG Londrina Pazeando, com apoio do COMPAZ, da Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Núcleo Regional de Educação de Londrina e do Sindicato das Escolas Particulares de Londrina (SINEPE).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.