Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os trabalhos devem ser enviados às Secretarias de Educação até o dia 17 de agosto

O Televisando, projeto de mídia e educação da RPC e do Instituto GRPCOM, acaba de abrir inscrições para o concurso cultural 2017. Este ano a temática é “Viver bem, que mal tem”, que aborda três subtemas: alimentação, prevenção e bem-estar. Os trabalhos devem ser enviados às Secretarias Municipais de Educação até o dia 17 de agosto.

Os alunos podem participar em duas categorias: “Ilustração” e “Histórias em Quadrinhos”. A primeira, destinada aos estudantes do 1º ao 3º ano, é a produção de um desenho sobre a temática, em que são avaliados a reflexão e criatividade. A segunda, direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos, é a produção de uma pequena história, distribuída em quatro quadrantes de uma folha, em que são observados a criticidade, criatividade, senso de humor e lições aprendidas durante as aulas relacionadas ao projeto.

Professores possuem uma categoria exclusiva, a “Prática Pedagógica”, que é um relato das atividades desenvolvidas com os alunos, que deve utilizar a TV como recurso pedagógico. As reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da RPC, e que são veiculadas nos jornais da emissora, auxiliam alunos e professores a refletir e materializar em seus desenhos todo conteúdo desenvolvido em sala de aula. Essas matérias estão disponíveis no site www.rpc.com.br/televisando. A premiação dos melhores trabalhos e projetos será em outubro, e inclui televisores e tablets. Alunos e seus professores orientadores recebem prêmios na etapa municipal, e escolas e professores participantes da “Prática Pedagógica” na etapa estadual.

Televisando

O Televisando é um projeto de Educomunicação da RPC e do Instituto GRPCOM, que coloca a força da TV a serviço da comunidade escolar. O projeto disponibiliza ferramentas de apoio para que o professor utilize as tecnologias em sala de aula e tenha subsídios para ensinar qualquer disciplina, trazendo soluções para dinamizar as aulas, deixando-as mais atrativas e os alunos mais motivados.

Para capacitar os professores a trabalhar com a metodologia do projeto, o Televisando oferece uma plataforma de ensino a distância exclusiva aos participantes, com 12 cursos, que totalizam 178 horas de certificação. Parte deles voltados ao uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e temas como Políticas Públicas, Gestão e Avaliação de projetos e outros. Também disponibiliza oficinas presenciais, materiais de apoio e incentiva práticas pedagógicas com o uso das mídias na escola, com ações de divulgação nos canais de comunicação do projeto.

Em 2016, 41 municípios paranaenses participaram do projeto, totalizando 802 escolas e mais de 4 mil professores envolvidos. O Televisando também bateu recorde de engajamento, com o maior número de adesão de professores da história do projeto, desde quando foi lançado, em 2008.

Asimp/GRPCOM

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.