Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os trabalhos devem ser enviados às Secretarias de Educação até o dia 17 de agosto

O Televisando, projeto de mídia e educação da RPC e do Instituto GRPCOM, acaba de abrir inscrições para o concurso cultural 2017. Este ano a temática é “Viver bem, que mal tem”, que aborda três subtemas: alimentação, prevenção e bem-estar. Os trabalhos devem ser enviados às Secretarias Municipais de Educação até o dia 17 de agosto.

Os alunos podem participar em duas categorias: “Ilustração” e “Histórias em Quadrinhos”. A primeira, destinada aos estudantes do 1º ao 3º ano, é a produção de um desenho sobre a temática, em que são avaliados a reflexão e criatividade. A segunda, direcionada aos alunos dos 4º e 5º anos, é a produção de uma pequena história, distribuída em quatro quadrantes de uma folha, em que são observados a criticidade, criatividade, senso de humor e lições aprendidas durante as aulas relacionadas ao projeto.

Professores possuem uma categoria exclusiva, a “Prática Pedagógica”, que é um relato das atividades desenvolvidas com os alunos, que deve utilizar a TV como recurso pedagógico. As reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da RPC, e que são veiculadas nos jornais da emissora, auxiliam alunos e professores a refletir e materializar em seus desenhos todo conteúdo desenvolvido em sala de aula. Essas matérias estão disponíveis no site www.rpc.com.br/televisando. A premiação dos melhores trabalhos e projetos será em outubro, e inclui televisores e tablets. Alunos e seus professores orientadores recebem prêmios na etapa municipal, e escolas e professores participantes da “Prática Pedagógica” na etapa estadual.

Televisando

O Televisando é um projeto de Educomunicação da RPC e do Instituto GRPCOM, que coloca a força da TV a serviço da comunidade escolar. O projeto disponibiliza ferramentas de apoio para que o professor utilize as tecnologias em sala de aula e tenha subsídios para ensinar qualquer disciplina, trazendo soluções para dinamizar as aulas, deixando-as mais atrativas e os alunos mais motivados.

Para capacitar os professores a trabalhar com a metodologia do projeto, o Televisando oferece uma plataforma de ensino a distância exclusiva aos participantes, com 12 cursos, que totalizam 178 horas de certificação. Parte deles voltados ao uso das tecnologias no ensino-aprendizagem e temas como Políticas Públicas, Gestão e Avaliação de projetos e outros. Também disponibiliza oficinas presenciais, materiais de apoio e incentiva práticas pedagógicas com o uso das mídias na escola, com ações de divulgação nos canais de comunicação do projeto.

Em 2016, 41 municípios paranaenses participaram do projeto, totalizando 802 escolas e mais de 4 mil professores envolvidos. O Televisando também bateu recorde de engajamento, com o maior número de adesão de professores da história do projeto, desde quando foi lançado, em 2008.

Asimp/GRPCOM

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios